sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Pesquisas de Mercado: funções e desafios



Fórum realizado no Intermídias discute a relação entre Institutos de Pesquisa e Emprersas

O Intermídias promoveu no dia 26 de agosto, em sua primeira edição, o Fórum Institutos de Pesquisa. O fórum teve como mediadora a professora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Goiás, Lindsay Borges, e como debatedores, Mário Filho, do Instituto Grupom e Luiz Felipe Gabriel, do Instituto Verus.

O fórum foi aberto pela mediadora, professora Lindsay Borges, que apresentou os objetivos e métodos para o debate. Em seguida, a palavra foi passada à Luiz Felipe para exposição inicial de inicial de 15 minutos. Segundo Luiz Felipe, nos últimos anos houve em Goiás, especificamente, uma popularização das pesquisas e que é o lado positivo da área.

Ainda de acordo com Luiz Felipe, o papel do cliente é imprescindível para o sucesso de uma pesquisa. Esse papel se resume a consciência e a certeza quanto aos objetivos de determinada pesquisa. Segundo as maiores dificuldades na área são os custos, a falta de informação, a falta de uma equipe que saiba analisar os dados da pesquisa e a necessidade de síntese e problematização por parte dos clientes desses institutos.

Concluída a exposição de Luiz Felipe Gabriel, a palavra foi passada à Mário Filho que iniciou sua apresentação trazendo um panorama histórico do seu trabalho na área de pesquisas de mercado. Mário Filho destacou como papel dos institutos de pesquisa, o “ensino e a educação” do mercado.

Segundo Mário, os maiores problemas e desafios inerentes à pesquisa de mercado estão relacionados à falta de profissionais de comunicação que saibam analisar os dados apresentados em determinada pesquisa. Mário Filho lembrou ainda que não existe um curso de graduação em estatística em Goiás e destacou a necessidade da implantação do mesmo. Em seguida ele encerrou sua apresentação mencionando a função da pesquisa de mercado. “A pesquisa não revela o volume de venda, e sim a lembrança de marca”, ressaltou.

Terminado esse primeiro momento, a professora Lindsay Borges abriu espaço para perguntas. O primeiro questionamento foi feito pela própria professora e foi relacionada aos custos da pesquisa. Dentro deste espaço, houve também a participação de Mariana Sara do Instituto Verus. Mariana mencionou o crescimento do mercado, destacou a deficiência de profissionais e a confusão quanto à aplicação de uma pesquisa.

Por Filipe Andrade, direto do Intermídias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário