quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A Importância do design para a marca



Gustavo Moura além de ser direto em sua explanação de ideias, atendeu aos alunos no final da palestra

A forma sempre segue a função”. Com esta frase, Gustavo Moura encerrou sua exposição no Intermídias. A palestra tinha como tema “O Papel do Design na Construção de Valor da Marca”. Para Gustavo esse papel se resume à resolução de problemas, já que para ele o design vem tratar “tudo o que é um problema” ou uma necessidade.

Para Gustavo o problema não tem que estar, necessariamente, relacionado à estética. Ainda segundo o designer, a “beleza não quer dizer nada se não tem uma função”. Em seguida, ao definir e tratar sobre a importância do design, Gustavo traçou uma definição de marca. Para ele, a marca “é o valor percebido” ou “o vão que existe entre um negócio e o público”.

Tratando sobre a função do design, Gustavo destacou a importância da personalidade da marca e sobre a construção da mesma. De acordo com o especialista, a construção de uma identidade que dá personalidade a determinado negócio deve partir de todos os integrantes de uma empresa independentemente da função. Ao construir uma identidade da marca, a organização deve priorizar três aspectos: a fotografia, a tipografia e as diretrizes verbais.

Ao final da palestra o público teve a oportunidade de fazer perguntas a Gustavo Moura, sob a mediação da professora Lara Satler da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Goiás. Ao final do debate, Gustavo destacou a necessidade de profissionais do design e a importância que eles têm dentro de uma empresa.

Por Filipe Andrade, direto do Intermídias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário