quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Assessores de imprensa do poder público




A troca do gestor, e também do assessor da instituição, faz com que a relação de comunicação com o público varie de tempo em tempo

 Foi realizado hoje pela manhã, no Intermídias, o Fórum sobre Assessores do Poder Público. O encontro teve início às 9hs e contou com a presença da professora e também assessora de imprensa da Universidade Federal de Goiás (UFG), Silvana Coleta, juntamente com Alexandre Alfaix, assessor do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, e o assessor da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Goiás, Carlos Eduardo Reche.

 Dentre os assuntos, foi enfatizada a importância das novas mídias de comunicação dentro dos órgãos públicos. Silvana Coleta salientou o quanto foi importante o uso da rede social twitter na UFG: “Posso falar da minha vida antes e após o twitter. Ficou muito mais fácil me comunicar”. Segundo ela, o twitter é bastante útil quando é necessário divulgar algum comunicado simples da universidade, ou responder dúvidas de estudantes.

Alexandre Alfaix comentou, primeiramente, sobre os desafios dos assessores do poder público. Ele falou sobre a mediação que deve ser feita entre governo e população para que chegue ao público informações de qualidade, ao mesmo tempo em que seja feita a prestação de serviço ao respectivo órgão. Sobre este mesmo assunto, Carlos Eduardo Reche discorreu em relação ao problema de divulgação de informações distorcidas utilizando fontes oficiais de órgãos públicos. “Muitas vezes quem escreve as matérias mistura a declaração oficial com a própria opinião, essa informação fica distorcida”, declarou.

Outro tópico importante está relacionado a troca frequente do gestor do órgão público e a falta de profissionais da área de comunicação, que vem dificultando a vida dos assessores. A troca do gestor, e também do assessor da instituição, faz com que a relação de comunicação com o público varie de tempo em tempo.  A cada gestão, formas de interação são modificadas, fazendo com que o órgão assuma perfis diferentes, benéficos ou não.

Por Luiza Guimarães, direto do Intermídias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário