O curso de Publicidade e Propaganda e a pós-graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) são os ganhadores nas categorias Graduação e Pós-Graduação. A coordenadora do curso, Patrícia Quitero Rosenzweig, conta que o curso teve início a partir do vestibular de 2006, momento em que passou por uma grande reformulação. “Fizemos mudança de matriz curricular e adequação do projeto político pedagógico à filosofia educacional da PUC -GO, alicerçada nos pilares do ensino, pesquisa e extensão. E essas mudanças foram sendo implantadas paulatinamente no decorrer desses cinco anos de trabalho intenso”, afirma.
Ela credita as mudanças e o ritmo diferenciado do curso ao colegiado de professores o Núcleo Docente Estruturante (NDE), formados ao longo desse período, que são hoje os norteadores de todas as ações educativas. “Ampliamos a visão do aluno, mostramos a eles que a pesquisa científica é essencial e que o reconhecimento do mercado é fruto de um trabalho intelectual que ele só adquire na academia. O mercado exige multiprofissionais, habilidades e essencialmente pró-atividade e competência”, analisa Patrícia. “Nosso desafio é tirar o aluno da inércia e fazê-lo produzir campanhas e, sobretudo, ciência. E esse incentivo é realizado em várias frentes: na sala de aula, por meio da Revista Panorama e do prêmio Galo da Propaganda que, semestralmente, reconhece o trabalho desenvolvido pelo corpo discente”, completa.
Outro destaque é o trabalho realizado pela professora Adriana Rodrigues Ferreira junto à Coordenação de Estágio. Devido a este trabalho, são oferecidas duas modalidades de estágio curricular: o obrigatório, que acontece durante o curso e deve ser cumprido pelos alunos como disciplina, e o extracurricular, em que o estudante, desde o primeiro período, pode realizar com carga horária máxima de 30 horas semanais. “Temos em média 230 alunos estagiando na área da Comunicação em Goiás. Isso também é gratificante”, declara.
Já a pós-graduação Lato Sensu em Comunicação iniciou suas atividades em abril deste ano. Segundo Patrícia Quitero, o projeto foi concebido pelo colegiado e estudado durante dois anos. “Queríamos oferecer mais que uma simples matriz. Estudamos o mercado mundial de especializações em Comunicação e apostamos no diferencial da Comunicação Estratégica. Estamos com duas turmas abertas e iniciaremos uma nova em setembro de 2011”, avisa.
Para ela, a premiação é o reconhecimento do trabalho educativo sério que a equipe realiza no desenrolar do curso. “Ganhar um prêmio como esse imprime uma responsabilidade ainda maior, porque é o próprio mercado que nos elegeu e tomo isso como resposta positiva, afinal nossos alunos, tanto da graduação (estagiários) quanto da pós-graduação (bacharéis), estão em suas agências, produtoras, empresas realizando bons trabalhos. Significa que, no mínimo, estamos fazendo o dever de casa”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário