sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Assessores de imprensa se reúnem para fórum no Intermídias

O não reconhecimento do trabalho, a forte concorrência e a falta de veículos de comunicação são um dos principais problemas enfrentados pelos assessores de imprensa

 O fórum de Assessores de Imprensa, que foi realizado hoje no Intermídias, contou com a presença de profissionais experientes da área em Goiânia. Dentre eles, Rimene Amaral, da Bolsa de Transação de Ativos Ambientais do Brasil (BTAAB), que iniciou o fórum discorrendo sobre os principais desafios enfrentados pela profissão.

Rimene apontou como grave problema a concorrência desleal. Segundo ele, pessoas não especializadas muitas vezes se aventuram na profissão e acabam gerando descrédito para os assessores especializados. “Já vi bastante gente que se diz assessor fazendo permuta, trocando o serviço de assessoria por um jantar, ou um par de tênis (...) permuta não paga conta”, enfatiza.

Renata Vieira, sócia da agência Kasane, mostrou os desafios que enfrenta tanto com os clientes quanto com os veículos de comunicação. Dentre os tópicos apresentados, está a necessidade de mostrar ao cliente a importância do serviço de assessoria para ampliar a visibilidade da empresa. “Eu faço uma apresentação detalhada para o meu cliente e mostro que o serviço de assessoria, quando bem feito, vale a pena”, especifica.

Entre os desafios enfrentados com os veículos de comunicação, está a falta de espaço para a divulgação de notas, sugestões de pautas ou releases. Com isso, a disputa por um espaço é cada vez maior, o que exige, por conseqüência, maior a qualidade do serviço do assessor. “Nosso trabalho precisa ser personalizado. Cada veículo de comunicação tem o seu perfil, e por isso o texto que será divulgado tem que ser destinado exclusivamente para aquele veículo, e não generalizar um texto para todos esses meios de comunicação”, destaca.

Na apresentação de Sirlene Milhomen, da agência Oficina de Comunicação, ela falou sobre a questão de ganho de capital dentro da profissão de assessor de imprensa. Segundo ela, esse é o grande gargalo da profissão já que o trabalho não é reconhecido pelos clientes e também não tem uma garantia de resultado, por melhor que seja o trabalho do assessor. “Eu não tenho muitos clientes fixos, e isso gera insegurança”, afirma Sirlene.

A última apresentação foi feita pela Cristina Mattos da agência Interativa. Ela ressaltou a importância da assessoria se organizar como uma empresa, e assim garantir organização e credibilidade para a profissão. Além disso, falou sobre o “produto” com o qual a assessoria de imprensa trabalha. Segundo ela, o serviço não é garantido já que eles dependem dos veículos de comunicação. “Trabalho com um produto que não é a pronta-entrega”, salientou.

Por Luiza Guimarães, direto do Intermídias. 

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