quinta-feira, 25 de agosto de 2011

2ª CCA é sinônimo de eficiência e sucesso

Corte que funciona no SecoviGoiás é referência em renegociações imobiliárias na América Latina


No dia 24 de junho, a 2ª Corte de Conciliação e Arbitragem de Goiânia (2ª CCA-GO), que funciona no Sindicato da Habitação (SecoviGoiás) completou 15 anos. Foi criada para apreciar as questões jurídicas da área condominial e imobiliária, ou seja, litígios relacionados a direitos patrimoniais que envolvam inadimplência de aluguéis, renegociação de prestação de lotes, problema com condomínio e acordos firmados entre as partes e homologados.

A 2ª CCA-GO é considerada no meio jurídico uma das mais atuantes da América Latina. E não é para menos: nestes 15 anos de existência, protocolizou mais de 65 mil ações, realizou aproximadamente 100 mil audiências e formalizou cerca de 60 mil acordos, em um elogiável trabalho de promoção de Justiça e auxiliando, de forma determinante, a desafogar o Judiciário goiano.

Para Marcelo Baiocchi, presidente da 2ª CCA-GO,os resultados mostram que o segmento tem muito a comemorar com a sociedade organizada, população em geral, com parceiros e com pessoas que contribuíram e foram essenciais para que a Lei de Arbitragem pudesse ser real e praticada no Estado e País. “Graças ao trabalho da equipe, a 2ª CCA-GO transformou a corte em sinônimo de eficiência e sucesso”, comemora Marcelo.

Vencedora da categoria Corte de Conciliação Mais Admirada, ela mantém vários convênios e parcerias pontuais. Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás (Sicoob Crediffis), Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO), Associação dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás (Affego), Supermercado Moreira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Universidade Salgado de Oliveira, Centro Universitário de Goiás (Uni-Anhanguera) e Faculdades Objetivo são algumas entidades que acreditam no potencial e na seriedade da instituição.

A 2ª CCA-GO ainda participa de eventos de promoção de cidadania, ministra palestras e oferece vagas de estágios para acadêmicos de Direito. “Além de detalhar e divulgar o trabalho desenvolvido pela 2ª CCA-GO, essas ações evidenciam a importância da conciliação, mediação e arbitragem na solução de conflitos e controvérsias que digam respeito ao direito patrimonial disponível”, avalia Giovana Ferro Moraes, gerente da 2ª CCA-GO.

A instituição conta também com a Central de Mandados, criada em 2007 com o objetivo de suprir a necessidade no cumprimento de citações, uma vez que, por determinação do Poder Judiciário, ela não poderia mais usar os oficiais de Justiças para cumprir seus mandados. “Temos 10 mensageiros arbitrais, treinados e capacitados para o cumprimento dos mandados, tendo sua atuação alcançado bons níveis de satisfação junto aos usuários”, garante Floriano Gomes da Silva Neto, diretor da Central de Mandados.

Para Marcelo Baiocchi a premiação tem um valor inestimável, já que significa reconhecimento de um trabalho realizado ao longo de 15 anos. “Lutamos para ser uma a ferramenta eficiente de promoção de Justiça e cidadania. O prêmio comprova que somos hoje, sem dúvida, referência na área e uma das mais atuantes da América Latina”, comemora.

Revista Mais Admirados do Direito em Goiás 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário