terça-feira, 12 de julho de 2011

Unimed Goiânia, empresa cooperativa cidadã

Empresa faz parte da maior experiência cooperativista na saúde em todo o mundo e da maior rede de assistência médica do Brasil

Escolhida na categoria Saúde do Prêmios Os Mais Admirados em Responsabilidade Social 2011, a Unimed Goiânia Cooperativa de Trabalho Médico foi criada em 21 de fevereiro de 1978 por 49 médicos goianos. A iniciativa visava contrapor a medicina de grupo que intermediava a força de trabalho do médico e buscar uma alternativa para a geração de trabalho e renda para a categoria, a partir do exercício da medicina pautada pelos princípios éticos que norteiam a profissão.

A iniciativa deu certo e, 33 anos depois, a Unimed Goiânia é apontada todos os anos como a marca de plano de saúde que mais está presente na memória do cidadão goianiense, tendo recebido várias vezes o Prêmio Pop List de marca mais lembrada, fazendo parte da maior experiência cooperativista na área da saúde em todo o mundo e também da maior rede de assistência médica do Brasil.
Em Goiânia, a cooperativa ocupa 70% do mercado de planos de saúde, tendo ultrapassado a marca dos 250 mil clientes, garantindo trabalho e renda aos seus mais de 2.500 profissionais cooperados, na maior e mais qualificada rede conveniada.

“Com uma gestão voltada para a transparência e a responsabilidade social, a Unimed Goiânia adota como princípios essenciais o desenvolvimento sustentável da sociedade, a preservação dos recursos ambientais e culturais, o respeito à diversidade, buscando ações que reduzam as desigualdades sociais, como a prática esportiva e o apoio à cultura”, destaca Sizenando da Silva Campos Júnior, diretor-presidente da cooperativa.

Para ser coerente com os princípios que adota, investe em boas práticas de vida, como a prevenção de doenças e promoção da saúde por meio de um Programa de Atenção à Saúde, com atividades de reeducação alimentar para crianças e adultos, Grupos da Melhor Idade, Hipertensos, Diabéticos, Cursos para Gestantes e campanhas educativas voltadas para a comunidade.

MEIO AMBIENTE

Na área da responsabilidade social, podem ser destacadas ações como o Projeto Creche, que assiste mais de 500 crianças; o Programa Menores Aprendizes, que oferece o primeiro emprego para jovens da comunidade; o apoio à ONG Amazonas Visão, à Caminhada Ecológica, à Caravana da Saúde no Rio Araguaia; doações de alimentos para a Vila São Vicente de Paula e Metamorfose; implantação de Pontos de Entrega Voluntários (PEVs) de resíduos recicláveis; realização do Seminário de Consciência Ambiental e a nova campanha de vendas combinada com a preservação do meio ambiente. “Essa ação da Unimed Goiânia é uma parceria com o Centro de Desenvolvimento Agroecológico do Cerrado (Cedac), que plantará quase seis mil árvores para recuperar áreas degradadas de mata ciliar, de nascentes e de pasto. Para cada novo beneficiário incluído na carteira da Unimed Goiânia, serão plantadas duas mudas de árvore”, informa Sérgio Baiocchi Carneiro, diretor de Mercado.

A ação cria uma rede de responsabilidade que inclui a preservação, o manejo sustentável e a geração de renda para agricultores cooperativistas. Os agricultores da CooperCerrado, dos 23 assentamentos da reforma agrária, localizados na Cidade de Goiás, farão a escolha das espécies que serão plantadas a partir das características de sua região e serão responsáveis pelo seu manejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário