segunda-feira, 11 de julho de 2011

Ação social ampla e irrestrita

HP investe em qualidade de vida para empregados, familiares e em gestão ambiental

“A HP Transportes, investe desde 1998 em um sistema de gestão integrado, voltado para a qualidade e responsabilidade sócio-ambiental”, explica Indiara Ferreira, coordenadora geral. A evidência disto são os programas implementados pela empresa, com destaque para o Programa Qualidade de Vida, que atende cerca 1300 empregados. O resultado do investimento não poderia ser melhor, tanto que a HP é a vencedora da categoria Ônibus, do prêmio Mais admirados em Responsabilidade Social em Goiás.

“Acabou o tempo em que a empresa só pensava em lucro”, diz Indiara, que acrescenta ainda que as diversas atividades estão alicerçadas nos pilares segurança e saúde-educacional e sócio-cultural.
A ideia das ações é que elas não sejam realizadas de forma isoladas, e que de fato consigam motivar o empregado a desenvolver hábitos mais saudáveis dentro e fora do trabalho, buscando o equilíbrio bio/psico/social. Toma-se como exemplo ações educativas em saúde e o curso de supletivo — parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) —, disponível continuamente para empregados, em que familiares e comunidade possam concluir o ensino fundamental e médio.

Para trabalhar o aspecto sócio-ambiental, a HP deu o exemplo, partindo de “dentro para fora”, investindo na educação ambiental de todos os empregados. “As pessoas precisam mudar atitude, desenvolver uma nova lógica de consumo. Se não faz essa mudança do ponto de vista pessoal, dificilmente agirá de forma diferente dentro do seu espaço de trabalho. Temos que começar a mudança de dentro de casa”, comenta Indiara.

LIÇÃO PARA VIDA
A HP ainda oferece curso de informática em parceria com o Comitê de Democratização da Informática (CDI), em que a empresa disponibiliza espaço e estrutura para que empregados e comunidade façam o básico. A gestora de Gestão de Pessoas, Tânia Leão Segurado, diz que a metodologia utilizada é a inclusão cidadã, ou seja, tudo que se aprende é voltado para uma área da empresa ou para vida pessoal. A última turma aproveitou as aulas de Excel para aprender como se administra o orçamento familiar, criando planilhas.

Em 2011 foi criado o Programa de Utilização Racional da Água (Pura), em que informações a respeito do uso correto do recurso natural são repassadas para todos os empregados, por meio de palestras, cursos. Outra iniciativa do Pura foi o lançamento da campanha de prevenção da poluição da água, em que há o incentivo da reutilização do óleo de cozinha, para não ser jogado na pia. “A cada dois litros de óleo coletado o empregado troca por um frasco de detergente. Já coletamos cerca de 200 litros”, festeja Tânia.

Para motivar mais os empregados, a HP criou uma gincana que premiará àqueles que mais conseguem poupar, em suas residências, energia elétrica e de água. Desde março, os participantes inscritos terão que provar, por meio das faturas, que conseguiram economizar. A gincana termina em setembro e os vencedores serão premiados com aparelhos de plasma e máquinas fotográficas. “A intenção é criar hábitos de prevenção da poluição e reduzir gastos dentro de casa. Conseguimos sensibilizar todos os empregados”, garante Tânia Segurado.

A empresa instalou em 2008 um reciclador de água de lavagem de veículos com capacidade de renovar cerca de 80% da água utilizada diariamente. Com isso, consegue diminuir o gasto de água potável para higienização e manutenção dos veículos e mitigar danos ao meio ambiente. “Vale a pena reconhecer a responsabilidade que a empresa tem perante seu público”, conclui Indiara Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário