terça-feira, 14 de junho de 2011

Pilates auxilia na qualidade de vida do diabético

A cada dia o método Pilates ganha novos adeptos. E entre eles há bastante diabéticos, conta a fisioterapeuta Caroline Gonzales Van Der Laan, pós-graduada em Terapias Manuais pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). “É uma forma de condicionamento físico e reabilitação capaz de proporcionar bem-estar geral e enorme satisfação ao praticante, garantindo força, resistência, flexibilidade, melhora da circulação sanguínea, boa postura, aumento da autoestima, controle motor, respiração com diminuição da ansiedade, consciência e percepção corporal visando o corpo como um todo”, afirma.

Segundo ela, complementado por uma dieta adequada, a prática regular dos exercícios de Pilates assegura uma melhora sensível na qualidade de vida do portador de diabetes. “Seguindo corretamente as orientações, o diabético terá uma melhor utilização da glicose pelos músculos alongados e consequente diminuição da hiperglicemia, visto que a doença afeta tendões, circulação e sensibilidade e, por essa razão, pode limitar a flexibilidade e reduzir a funcionalidade do diabético”, informa, garantindo ainda que o treinamento auxilia na diminuição das taxas de açúcar no sangue e ainda aumenta a absorção celular de insulina.

Caroline diz ainda que o Pilates tem sido utilizado inclusive como meio preventivo naqueles casos em que há predisposição para o diabetes, como pessoas obesas, com pressão alta ou com antecedentes familiar da doença. “É frequente nas aulas de Pilates indivíduos com esse histórico, que apresentavam dificuldade em encontrar uma atividade que saciasse suas necessidades. O ganho de massa muscular resultante do treinamento de força, melhora a absorção da glicose, além do aumento da massa magra e consequente controle de peso”, ressalta.

DIFERENTES FORMAS DE MOVIMENTO

Esse sistema único de exercícios de alongamento e fortalecimento foi desenvolvido pelo alemão Joseph H. Pilates. Ele teve uma infância doente, sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Sua determinação em se tornar fisicamente mais forte o levou a estudar várias formas diferentes de movimento durante toda sua vida. Na juventude estudou e se tornou especialista em cultura física, mergulho e ginástica. Durante a Primeira Guerra Mundial, em 1914, ele foi exilado, mandado para uma ilha inglesa onde trabalhou num hospital com exilados e mutilados. Lá, ele iniciou o uso de molas no tratamento médico, o que seria a base para mais tarde o ajudar no desenvolvimento de um sistema de exercícios e equipamentos.

Sua técnica só foi reconhecida quando nenhum dos internos daquele campo sucumbiu a uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas na Europa em 1918. Em 1926, Pilates emigrou para os Estados Unidos e fundou um estúdio na cidade de Nova Iorque, sendo posteriormente difundido o método para o mundo todo. No Brasil começou a ser conhecido a partir de 1997 em São Paulo. “O método Pilates é a completa coordenação de corpo, mente e espírito”, assegura Caroline e cita uma frase do mestre Joseph Pilates: “Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas”.

Revista Diabetes em Goiás, junho de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário