quarta-feira, 8 de junho de 2011

Acampamento para jovens diabéticos reúne em média 80 pessoas por ano

A Associação de Diabetes Brasil (ADJ), com o apoio da Universidade Federal de São Paulo e da NR Acampamentos, organiza o Acampamento ADJ-UNIFESP há 31 anos. “Participam crianças e jovens de nove a 16 anos, de ambos os sexos, todos com diabetes tipo 1, ou seja, indivíduos que fazem uso de insulinas diariamente. São aproximadamente 80 jovens em cada edição”, conta o idealizador e coordenador do acampamento, o endocrinologista Marco Antônio Vivolo.

O tempo de permanência é de seis dias. Nesse período são realizadas atividades de lazer, como em qualquer acampamento de férias, mas com todos os cuidados que envolvem a vida de quem é portador de diabetes. A programação oferece atividades esportivas, recreativas, artísticas e ainda gincanas e festas temáticas.

O acampamento tem o acompanhamento de uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiras, nutricionistas, psicólogos, dentistas, educadores físicos e recreadores. “Toda essa equipe convive com os jovens 24h por dia para poder apoiar as decisões, esclarecendo as dúvidas que surgem no dia a dia. O principal objetivo do evento é propiciar uma oportunidade de lazer em ambiente saudável”, destaca.

São oferecidas seis refeições ao dia: desjejum, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche noturno. “Realizamos pelo menos quatro testes de glicemia capilar ao dia – antes das principais refeições e antes do lanche noturno – ou a qualquer momento quando há necessidade”, explica o médico, complementando que essa atividade só é possível porque toda a equipe que trabalha, aproximadamente 70 profissionais, é voluntária, e vem aprimorando a forma de atender e educar os jovens que participam desse evento.

“É bastante importante que a família e o jovem que queira participar entendam os objetivos do acampamento e tirem todas as dúvidas sobre o funcionamento dessa atividade. Isso faz com que o sucesso da participação seja garantido”, recomenda.

Revista Diabetes em Goiás, junho de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário