quinta-feira, 28 de abril de 2011

Ultrassonografia e o seu papel na ortopedia

Monres José Gomes, ortopedista e ultrassonografista

A ultrassonografia é um método eficaz para se examinar a maioria das doenças que acometem o sistema músculo-esquelético. E um dos maiores especialistas nesta área é o ortopedista e ultrassonografista Monres José Gomes, que atua em ecografia desde 1994. Autor do livro Atlas Comentado de Ultrassonografia Músculo-esquelética, cuja segunda edição está para ser lançada, o especialista é ainda o preceptor de um curso da Fértile Diagnósticos, que apresenta uma abordagem avançada do assunto, explorando novas áreas e técnicas de aplicação.

Últimas novidades

A grande novidade hoje na ultrassonografia músculo-esquelética (US-ME) é sua utilização no diagnóstico e no segmento de doenças reumatológicas, sobretudo na artrite reumatoide (AR). Nesta especialidade, nos últimos cinco anos, diversos artigos foram publicados a respeito, sobretudo na literatura europeia. Outra novidade foi o surgimento dos novos transdutores de alta frequência que chegam a de 18 até 21 MHz, o que possibilita o estudo por imagens de doenças articulares e dermatológicas.

Eficiência da ultrassonografia


O sistema músculo-esquelético pode ser estudado em mais de 80% dos casos com ultrassonografia. De forma diagnóstica com grande exatidão, chegamos a patamares de 70 a 93 de sensibilidade e especifidade em articulações maiores, como por exemplo em patologias do manguito rotador no ombro. Servindo como screening a US serve hoje até para o diagnóstico de patologias articulares do joelho. Em todas as demais articulações o exame de US tem um papel importante na medicina moderna.


Conferência internacional no Rio de Janeiro

Para se ter uma ideia da importância da ultrassonografia no universo médico atual e de seu valor como um dos métodos de eleição do diagnóstico complementar, neste ano, realizaremos a 21ª edição da Annual Conference on Musculokeletal Utrasound, no Windsor Atlantica Hotel - Rio de Janeiro - Brasil, de 4 a 7 de setembro de 2011, já conhecido por Musoc in Rio 2011. Nos três últimos encontros reunimos mais de 1000 médicos e neste ano esperamos reunir muito mais. Quem se interessar pode saber mais acessando o site musoc.com

Nova edição do Atlas

Depois de mais de 14 anos ensinando ultrassonografia músculo-esquelética, temos a grata satisfação de termos treinado mais de 500 médicos no método. Está previsto para ser lançada na próxima Jornada Paulista de Radiologia (JPR) a segunda edição no meu livro, Atlas Comentado de Ultrassonografia Músculo-esquelética. Será de 28 de abril a 1º de maio, uma data bastante aguardada por mim e pelos leitores do nosso livro.

Jornal da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia, abril de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário