terça-feira, 12 de abril de 2011

Iram Saraiva, vereador goianiense mais influente de 2011

Iram Saraiva, presidente da Câmara Municipal de Goiânia

A Contato Comunicação realizou neste início de ano a pesquisa Mais Influentes da Política em Goiás (veja mais neste blog). A seguir, um dos vencedores.
Formado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Iram Saraiva (PMDB) foi vice-presidente e ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Advogado e professor, foi eleito vereador pela primeira vez em 1973. Foi ainda deputado estadual, federal e senador constituinte. Atual presidente da Câmara Municipal de Goiânia.

Contra a ditadura

Meu interesse pela política começou quando eu ainda era estudante. Principiou no meu tempo de Liceu, quando eu era professor de cursinho. No tempo da ditadura, havia uma necessidade de nós jovens protestarmos contra a barbaridade que se praticava no Brasil: mortes de estudantes, políticos e sindicalistas. Aquilo nos atingia bastante. A falta de liberdade e democracia, eleições indiretas, tudo isso nos tirava a cidadania. Foi quando eu montei minha vontade e prazer de enfrentar a política. Era uma luta contra a ditadura.

Acidente

Quando sofri o acidente foi um momento horroroso, o pior da minha vida. Eu estava com 34 anos, novo, professor universitário, deputado federal. A BR-153 tinha uma pista só e eu ia e voltava de Brasília duas, três vezes por semana, para lecionar e para trabalhar no Congresso Nacional. Foi numa dessas idas que eu me acidentei. Os períodos difíceis da carreira política, os embates, as disputas a gente enfrenta naturalmente. Agora quando se está andando, dono de sua situação física e mental e sem problemas e de repente se ver totalmente paralisado, gera um cataclismo na vida. A partir daí, passei a conviver com algumas dificuldades. Eu não parei. Eu me machuquei em 1979, mas em 1982 fui eleito deputado federal. Dependi bastante da minha mulher e da compreensão dos meus filhos.

Muletas

As dificuldades físicas, eu supero com o prazer de fazer aquilo que gosto, que é estar em contato com as pessoas, atendendo a população. Político e professor, eu me vali dessas duas muletas, da política e da sala de aula. 

Vida familiar

Lá em casa todos somos políticos, embora só eu e Iram Júnior tenhamos nos candidatado. Vivemos a vida política intensamente. Tanto que minhas duas filhas e minha mulher participam da minha vida me dando suporte. Eu amo política. Não tendo esse suporte em casa, eu jamais venceria eleições. 

Futuro

Não vou dizer que nunca mais serei candidato. Não me candidatarei mais a vereador, os próprios colegas e partido sabem disso. Já agradeci a Goiânia com tudo que fiz e consegui fazer.

Mais responsabilidade

O prêmio Os Mais Influentes da Política em Goiás 2011 coroa uma luta. Me deixou profundamente feliz o interesse e o reconhecimento. Estou feliz e acho que pesa no sentido de fazer mais ainda. A nossa responsabilidade aumenta.


Revista dos prêmio Mais Influentes da Política 2011, Março de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário