Clarismino Luiz Pereira Júnior, presidente da Amma |
A Contato Comunicação realizou neste início de ano a pesquisa Mais Influentes da Política em Goiás (veja mais neste blog). A seguir, um dos vencedores.
Clarismino Luiz Pereira Júnior é presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), considerada modelo de gestão ambiental municipal pela Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente.
Início da trajetória
Toda vida eu tive um vínculo com o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), meu pai era militante, tinha sido prefeito, mas comecei na política partidária em 1976, quando completei 18 anos e me filiei ao MDB. Em 1974, na campanha do senador Lázaro Barbosa, já distribuía santinhos. Não fui candidato, mas trabalhei na política estudantil, ajudei na reconstrução da União Nacional dos Estudantes (UNE), fui presidente do Centro Acadêmico de Direito.
Momento gratificante
Tive muitos, como o resultado da implantação de parques ambientais em Goiânia. Nunca achei que fosse ser dirigente de órgão ambiental municipal e foi difícil. Dirigir um órgão protagonista na política geral do município é mais complicado do que dirigir um órgão estadual, os problemas estão mais próximos, mais presentes. Ter construído esse órgão, considerado o mais completo, o mais estruturado municipal ambiental do País foi um momento feliz. A construção e a revitalização de parques me deixa satisfeito. Quando a gente passa pelo Parque Flamboyant e vê ali uma enorme quantidade de pessoas se apropriando positivamente do local, buscando qualidade de vida, isso me dá alegria.
Interesse pela área ambiental
Quando fui dirigente do ex-Instituto de Desenvolvimento Urbano e Regional, um órgão de planejamento, tive os primeiros contatos com a área ambiental, de preservação. Depois, como advogado, me dediquei ao tema. Uma pessoa que me incentivou foi o saudoso Sullivan Silvestre, promotor público pioneiro da área no Brasil e que atuava na Cidade de Goiás. Um dia ele me perguntou se eu já havia estudado direito ambiental e me disse que acreditava ser o tema do futuro. Estudei e surgiram as oportunidades, como chefe de gabinete da então Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Goiás, depois como superintendente da Secretaria de Estado da Saúde e Meio Ambiente, presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente, secretário Municipal do Meio Ambiente e agora presidente da AMMA. Me dedico ao meio ambiente, inclusive na vida particular.
O prêmio
Fiquei positivamente surpreendido quando li a relação dos jurados. Não deixa de ser um incentivo a todos aqueles que atuam em política pública. Quando se é reconhecido, ainda mais por um cabedal de pessoas tão distintas, define credibilidade e serve de incentivo a todos os gestores públicos nas suas respectivas áreas de atuação, para que possamos fazer uma política que vá resultar exatamente em melhor qualidade de vida para a população.
Revista dos prêmio Mais Influentes da Política 2011, Março de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário