quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Goiás tem serviço gratuito em cardiologia

Liga de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás promove campanhas e palestras para prevenir as doenças cardiovasculares

A Liga Acadêmica de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (LaCardio), fundada em 2008, composta por acadêmicos de medicina da FM/UFG e coordenada pelo professor Abrahão Afiune Neto, presta relevantes serviços à população goianiense.

De acordo com a presidente da LaCardio, Tainá Melo Vieira Motta, acadêmica de medicina, os principais objetivos da LaCardio são colocar os estudantes de medicina em contato direto com a cardiologia e cirurgia vascular a fim de que obtenham o aprendizado em diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares; estimular a educação da população no âmbito da cardiologia e cirurgia cardiovascular; e atuar na promoção de saúde, vigilância epidemiológica e elaboração de propostas para a melhoria da qualidade de vida dos portadores de doenças cardiovasculares e doenças relacionadas.

Para atingir esses objetivos, a LaCardio atua nos âmbitos de ensino, pesquisa e extensão.  Na área de extensão, a Liga promove campanhas educativas e preventivas, que permitem levar o conhecimento acadêmico até a população. “É prioritário para a LaCardio aproximar a universidade da sociedade, visando a integração destas duas esferas e o intercâmbio do aprendizado acadêmico e o conhecimento popular”, frisa Tainá.

Nestas campanhas os membros da liga atuam avaliando os fatores de risco para doenças cardiovasculares (DCV) e hipertensão arterial sistêmica (HAS) presentes na população e orientando a comunidade sobre os riscos de tais doenças e sobre medidas simples de mudanças de hábitos de vida que podem diminuir estes riscos. Assim, os acadêmicos aferem a pressão arterial, realizam a pesagem, medida da circunferência abdominal, cálculo de Índice de Massa Córporea, dosam glicemia capilar e eventualmente, dosam também o colesterol. “É realizada também uma rápida consulta com cada pessoa atendida para investigação dos fatores de risco para doenças cardiovasculares e hipertensão arterial”, informa a acadêmica. Cada pessoa atendida recebe um cartão oferecido pela LaCardio, em que consta tudo que foi avaliado e alguns textos sobre prevenção e tratamento destas doenças.

PREVENÇÃO
Também são realizadas palestras voltadas para a prevenção das doenças cardiovasculares em diversos locais da capital goiana. “Em todos os eventos em que a Liga participa são oferecidos à população matérias contendo informações relevantes e simples sobre doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e fatores de risco”, informa. Tainá observa que é sabido que diversos fatores de risco para doenças cardiovasculares são modificáveis, e que a mudança no estilo de vida pode diminuir significativamente o impacto das doenças cardiovasculares na população, o que evidencia a importância desse esclarecimento da população realizado pela Liga.

Ela destaca ainda a participação da Liga em campanhas da Sociedade Goiana de Cardiologia, realizadas ao longo de todo ano, com destaque para as campanhas das datas comemorativas, como a campanha “Eu sou 12 por 8”, no dia nacional de combate a hipertensão arterial e a campanha do dia nacional de controle do colesterol. No ano de 2012, participou também do projeto “Agita Goiás”, quando foram realizadas três campanhas em fins de semana consecutivos nos maiores parques da cidade.

A LaCardio participa também do “Encontro das Ligas Acadêmicas” (ELA), que é um evento realizado anualmente por acadêmicos da FM-UFG, em que as diversas ligas acadêmicas da UFG e de outras instituições se juntam para oferecer seus serviços à comunidade. “A Liga também é convidada para vários eventos de incentivo ao esporte, como corridas e passeios ciclísticos. No ano de 2012, por exemplo, participamos da Corrida para prevenção do Câncer de Mama e do Passeio ciclístico 'Pedala Goiânia'”, enumera.


QUANDO E ONDE
A comunidade pode  ter acesso aos serviços da Liga indo até as campanhas e palestras, que são divulgadas por flyers e no site ufg.br. Empresas, instituições e ONGs também podem convidar a LaCardio para a realização de campanha ou palestras. “Ainda não temos eventos agendados para este semestre. Estamos abertos a todos os convites e sempre procuramos atender todos da melhor maneira possível. Nosso contato é lacardio@gmail.com.br”, informa Tainá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário