quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Cartão Nacional de Saúde é realidade para todos os cidadãos brasileiros

Sistema permite a coleta de uma série de informações vinculadas ao atendimento realizado, contribuindo para a organização de serviços de saúde e para ampliar e qualificar o acesso dos usuários


Você já ouviu falar ou já se cadastrou no Cartão Nacional de Saúde (CNS)? O sistema é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e ainda à unidade de saúde onde foram ocorridos. Para tanto, é necessária a construção de cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidades de saúde. Os cadastrados recebem um número nacional de identificação.

O uso do CNS por todos os cidadãos brasileiros, mesmo por aqueles que têm plano de saúde, traz benefícios à gestão do sistema de saúde do país, contribuindo tanto para o planejamento das ações como para o acompanhamento dos resultados obtidos. Para o cidadão, o número do CNS possibilitará o registro em prontuários eletrônicos únicos a serem utilizados em serviços públicos e privados de saúde. Ou seja, os dados poderão ser consultados por profissionais autorizados, sem que se percam informações importantes para o tratamento da pessoa. Assim, cada cidadão terá acesso ao seu histórico, independente de utilizar o serviço público ou o plano de saúde.

Além dos cadastros, o CNS é constituído por cartão magnético do usuário e do profissional. Neste sistema há uma infraestrutura de informação e telecomunicações, com funções de captar, armazenar e transmitir as informações sobre os atendimentos realizados. Esta base é composta pelos equipamentos terminais, instalados nas unidades de saúde que compõem o SUS, pelos equipamentos servidores instalados nas secretarias estaduais e municipais de saúde e no Ministério da Saúde e por uma rede de comunicações que abrange os níveis municipal, estadual e federal.

O cadastramento

O objetivo fundamental do cadastro no Cartão Nacional de Saúde é possibilitar ao Sistema Único de Saúde (SUS) a capacidade de identificação individualizada dos usuários. Quem tem plano de saúde não precisa ir a postos de saúde ou hospitais do SUS, uma vez que será cadastrado pela ANS na primeira etapa do projeto, ou pela empresa operadora de seu plano de saúde após o início da nova rotina. Quem é beneficiário de plano de saúde será informado sobre seu número de cartão pela operadora de seu plano. Quem não possui plano de saúde poderá se cadastrar no momento do primeiro atendimento em saúde na rede pública ou conforme o planejamento do secretário de saúde responsável pela região de moradia da pessoa. É importante ressaltar que o cadastramento resultará na obtenção de um número de cartão, a ser amplamente utilizado nos momentos de atendimento em saúde, independentemente da emissão de cartões em plástico. Para outras informações acesse ans.gov.br.


Principais benefícios do CNS

- Construção de uma base de dados de histórico clínico;
- Imediata identificação do usuário, com agilidade no atendimento;
- Ampliação e melhoria de acesso da população a medicamentos;
- Possibilidade de revisão do processo de compra de medicamentos;
- Integração de sistemas de informação;
- Acompanhamento dos fluxos assistenciais, ou seja, acompanhamento do processo de referência e contra-referência dos pacientes;
- Revisão dos critérios de financiamento e racionalização dos custos;
- Acompanhamento, controle, avaliação e auditoria do sistema e serviços de saúde;
- Gestão e avaliação de recursos humanos.


 Portal da Saúde do Cidadão permite mais agilidade e qualidade no atendimento do SUS

Aperfeiçoar o atendimento e o tratamento de todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Este é o grande objetivo do Ministério da Saúde ao lançar o Portal de Saúde do Cidadão e o E-SUS Atenção Básica. Entre as funções disponibilizadas, as ferramentas permitem que o cidadão faça o pré-cadastro do registro do Cartão Nacional de Saúde e ainda agilize e qualifique os atendimentos oferecidos pelo SUS.

No Portal de Saúde do Cidadão serão registradas informações sobre internações, atendimentos ambulatoriais de alta complexidade e cirurgias. Estes dados são de divulgação restrita aos pacientes, que poderão liberá-los a médicos por quem estejam sendo acompanhados. Ao acessar estas informações, qualquer equipe de saúde em qualquer lugar do Brasil poderá traçar o diagnóstico e ofertar o tratamento mais adequado ao histórico do paciente. Além das informações individuais, ofertadas restrita e pessoalmente, o portal também possibilitará consulta a todos os estabelecimentos que atendem pelo SUS, como unidades básicas, clínicas e hospitais. Com o auxílio de mapas, o cidadão localizará a opção de atendimento mais próxima e identificará pontos para retirada de medicamentos pelo programa Aqui Tem Farmácia Popular.

Cartão SUS

O usuário também poderá consultar se já possui um número do Cartão SUS. Quem não tem pode fazer o pré-cadastro e depois validá-lo na unidade de saúde mais próxima. Quem já tem também precisará ir até uma unidade de saúde para receber a senha de acesso ao Portal e concluir o cadastro.
Outra ferramenta que moderniza os serviços de saúde é o software público E-SUS Atenção Básica (E-SUS AB), capaz de organizar a gestão do funcionamento das unidades básicas e que será ofertado gratuitamente a todos os municípios. Acesse portaldocidadao.saude.gov.br e conheça outras ferramentas do website.

Nenhum comentário:

Postar um comentário