quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Especialistas da gastroenterologia e endoscopia digestiva reunidos para atualização

De 2 a 4 de dezembro o auditório do Cremego sedia o 23º Curso Anual de Clínica e Cirurgia do Aparelho Digestivo e 3º Curso de Endoscopia Digestiva do Hospital das Clínica da UFG

Hélio Ponciano, um dos ilustres representantes da gastroenterologia goiana, chefe do Departamento de Cirurgia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordenador do 23º Curso Anual de Clínica e Cirurgia do Aparelho Digestivo e 13º Curso de Endoscopia Digestiva do Hospital das Clínica da UFG, tem grande experiência no evento, já que está é a quinta vez que coordena o curso. “Fui chefe do departamento de Cirurgia até 2010. Já coordenei o curso  por 5 vezes, isto é 5 anos, antes era coordenado pelo professor Hélio Moreira. É uma experiência extremamente gratificante poder realizar este curso em Goiás, evento que é sempre muito bem prestigiado pelos cirurgiões e gastroenterologistas do Estado, do Distrito Federal, do Mato Grosso, Pará e Tocantins”, destaca. Este ano o evento será realizado no auditório do Cremego entre os dias 2 e 4 de dezembro.

Ponciano salienta que o Curso Anual de Clínica e Cirurgia do Aparelho Digestivo sempre conta com bastante apoio de especialistas nacionais, principalmente dos professores do Departamento de Clínica e Cirurgia Digestiva do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Dentre os palestrantes, ele cita a participação internacional de Tereza Cristina Sardinha, que virá de Nova York (EUA) para falar sobre fistulas intestinais complexas e doença de Chron.  De São Paulo, virão os palestrantes Marcus Vinicius Jardim Barbosa, Frank Shigueo Nakano, Bruno da Costa Martins, Rogerio Kuga, Ivan Cecconelo, Claudio Saddy Rodrigues Coy, Antônio Roberto Franchini Teixeira, Giovanni Faria Silva, Mônica Viana, José Celso Ardengh, Bruno Zilberstain, e Djalma Coelho; de Brasília virão Andrea Pedrosa Oliveira, Luiz Felipe de Campos Lobato e Ronaldo M. Cuenca; de Minas Gerais, Maria de Fátima Houeisen e Sander Diniz e do Rio Grande do Sul, Fabio Luiz Waechter.

A programação, segundo o coordenador do evento, abordará técnicas e terapêuticas já consolidadas, trazendo inovações, sobretudo no ramo da endoscopia e cirurgias videolaparoscópicas. “O ponto alto do encontro será a apresentação de casos clínicos e vídeos para discussão entre os participantes”, pontua. O Curso recebe sempre cerca de 300 participantes, contando também com estudantes e residentes, sempre estimulados pelos professores da Faculdade de Medicina da UFG a se atualizarem. “Esta é uma excelente oportunidade de participar de um grande encontro, comparado mesmo a um congresso, próximo ao seu local de trabalho a um custo muito baixo”, convida Ponciano.

Jornal da Sociedade Goiana de Gastroenterologia, outubro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário