terça-feira, 16 de outubro de 2012

Como cuidar de pacientes vítimas de AVC

"Eu me importo" reunirá diversos especialistas da área da saúde para discutirem a melhor maneira de cuidar de pacientes que sofreram derrame cerebral. O encontro será realizado no dia 17 de outubro e é a segunda etapa das atividades relacionadas à comemoração do Dia Mundial do AVC

Na próxima quarta-feira, dia 17 de outubro, diversos profissionais da saúde realizarão palestras educativas sobre a importância dos cuidados com os pacientes vítimas de AVC resultando melhor qualidade de vida. Com o tema "Eu me importo", a atividade faz parte da programação especial em comemoração ao Dia Mundial do AVC, promovido pelo Instituto de Neurologia de Goiânia em parceria com a ONG Instituto Mover. As palestras terão início às 8h00.

Dentre os presentes estão a fisiatra Ana Cristina Ferreira Garcia que debaterá "Eu quero que você saiba os fatos sobre a vida após o AVC". Na enfermagem, Italo Techeira de Oliveira falará sobre o "Apoio para cuidar do paciente e do cuidador com qualidade". "Soltando a língua e engolindo após o AVC" será tema da fonoaudióloga Edna Rocha. Fechando a programação, a fisioterapeuta Rita de Cássia Braga Macedo apresentará "Eu estarei com você a cada passo para a sua recuperação total" e a psicóloga Soraya Oliveira  discursará  "Quebrando os mitos que cercam o AVC - Eu me importo".

O dia 29 de outubro de 2011 foi a data escolhida em comemoração ao Dia Mundial do AVC. Ela foi criada pela World Stroke Organization com o objetivo de engajar os profissionais de saúde e o público em geral na luta pela melhora das condições de tratamento e prevenção da doença. Popularmente conhecido como derrame, o AVC é a principal causa de morte e incapacidade no Brasil, gerando um enorme impacto econômico e social.

De acordo com dados da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), no país, a cada cinco minutos uma pessoa é vítima de AVC, o que contabiliza cerca de 100 mil mortes ao ano em decorrência da doença. Segundo a neurologista Sheila Martins, presidente da Rede Brasil AVC e Representante da América do Sul e Central no Board of Directors da World Stroke Organization, somente a prevenção e a informação podem ajudar a diminuir o número de vítimas.

A programação, que se estenderá por todo o mês de outubro. No dia 22, neurologistas, residentes e acadêmicos da área da saúde distribuirão panfletos e prestarão esclarecimentos à população em shoppings, terminais rodoviários e semáforos. No dia 28 será realizada uma grande caminhada pelo AVC no Parque Flamboyant, com direito a atrações artísticas, como banda do colégio militar, distribuição de camisetas, aferição de pressão e outras atividades.  A atividade terá início às 8h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário