segunda-feira, 8 de outubro de 2012

AGM entrega prêmio anual


No dia 14 de setembro em sessão solene, realizada no Plenário do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), foi entregue o prêmio Academia Goiana de Medicina aos dois trabalhos selecionados dentre os inscritos publicados realizados por médicos radicados em Goiás. O prêmio constou de medalha, diploma e de quantitativo em dinheiro.

O primeiro lugar foi o trabalho oriundo da tese de doutorado intitulada “Detecção e genotipagem de papilomavirus humano e imunoexpressão de COX-2 e VEGF-C em portadores de carcinoma peniano” de autoria de Adriano Augusto Peclat de Paula que teve como orientadores a professora Megmar A. dos Santos Carneiro e como co-orientador o professor Joaquim Caetano de Almeida Netto.

O trabalho intitulado “ The impacto of Cycloxygenase-2 and Vascular Endothelial Growth Factor C Immunoexpression on the Prognosis of Penile Carcinoma”, foi publicado no The Journal of Urology da American Urological Association Education and Research, tem como autores: Adriano Augusto Peclat de Paula, Eliane Duarte Motta, Rita de Cassia Alencar, Vera Aparecida Saddi, Rosana Correa da Silva, Gustavo Nogueira Caixeta, Joaquim Caetano de Almeida Netto e Megmar Aparecida dos Santos Carneiro.

Foram estudados pacientes portadores de câncer de pênis operados pelo serviço de Onco-Urologia do Hospital Araújo Jorge, da Associação de Combate ao Câncer em Goiás. Segundo o autor da pesquisa, o principal objetivo foi o de melhor selecionar os pacientes a serem beneficiados com cirurgia inguinal radical, evitando-se as graves sequelas, como alta morbidade, linfedema genital e de membros inferiores, TVP, erisipela de repetição, lesões vasculares e etc, decorrentes da operação nos demais pacientes. “Isso é possível através da busca de fatores prognósticos que identifiquem pacientes com maior risco de portar metástases inguinais ocultas ou microscópicas (clínica e radiologicamente imperceptíveis), indicando-se a cirurgia inguinal (linfadenectomia inguinal radical) apenas a quem fosse necessário”, destaca.

A tese desenvolvida também gerou um Projeto de Lei Federal, ainda a ser votado pela Câmara dos Deputados, que pode tornar obrigatório (ou favorecer) o tratamento de crianças portadoras de fimose durante a infância. “Isso é fundamental para a higiene adequada do órgão, evitando assim o desenvolvimento do câncer de pênis”, frisa Adriano.

Para ele, ter este trabalho publicado em um dos periódicos mais renomados (qualis A internacional e fator de impacto >3) do mundo foi gratificante e, em seguida, receber a premiação de uma instituição séria, composta pela elite da medicina de goiana, gerou uma felicidade indescritível, assegura Adriano. “Eu e os demais autores (que aqui agradeço publicamente por toda e indispensável ajuda) estamos lisonjeados com tal reconhecimento”.

O segundo lugar ficou com o trabalho publicado como produto da dissertação de mestrado intitulada “Similaridade fenotípica entre cepa de meningite pneumocócica de caso fatal de meningite e cepas de portadores contactantes”, de autoria de Sabrina Sgambatti de Andrade com orientação da professora Ana Lúcia Sampaio Sgambatti de Andrade. A dissertação gerou o trabalho publicado intitulado “Molecular epemiological investigation to determine the source of fatal case of serotype 22 Fpneumococcal meningitis” publicado no Journal of Medical Microbiology com os seguintes autores: Juliano Lamaro-Cardoso, Ana Paula S. de Lemos, Maria da Glória Carvalho, Fabiana Cristina Pimenta, Alexis Roundtree, Lorena Motta, Maria Aparecida Vieira, Sabrina Sgambatti, Licia Kamila Thorn, Vicente Pessoa-Junior, Ruth Minamisava, Lee h. Harrison, Bernard W. Beal, Maria Cristina de Cunto Brandileone e Ana Lúcia Andrade.

Sabrina Sgambatti, que é também professora do Departamento de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e infectologista do Hospital de Doenças Tropicais da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (HDT/SES-GO), conta que a motivação deste trabalho foi o óbito de uma criança de 10 anos de idade por meningite pneumocócica, que frequentava uma creche do Município de Goiânia.

Assim, o objetivo do estudo foi avaliar a similaridade entre a cepa de Streptococcus pneumoniae (pneumococo) causadora do caso fatal de meningite e cepas da nasofaringe de crianças (portadores sãos) de duas creches no Município de Goiânia, e de seus contactantes (funcionários das creches e contactantes domiciliares). “Por meio de técnicas de fenotipagem e genotipagem, verificou-se que a provável fonte de infecção do caso índice de meningite foi o irmão mais novo, que frequentava outra creche no Município de Goiânia”, destaca.

Sabrina diz que se sente honrada em ser premiada pela Academia Goiana de Medicina e de ser reconhecida por uma entidade representada por profissionais de grande destaque na medicina goiana, que resguardam valores fundamentais para a saúde, o humanismo e a ética.


Revista da Academia Goiana de Medicina, outubro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário