sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Livro de fotos inéditas mostra Goiânia em 1945 e lançamento terá exposição de objetos do primeiro prefeito

Um tesouro guardado por 67 anos vai virar um livro de luxo na próxima terça-feira (14 de agosto), quando o jornalista Iúri Rincon Godinho lançará Memória Visual de Goiânia - o Álbum Perdido do Primeiro Prefeito, na sede da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), no Parque Agropecuário de Goiânia, às 20 horas. A obra reúne cerca de 100 fotografias, todas inéditas, de como era a capital em 1945 (12 anos após o início da construção). Este “álbum perdido” pertenceu e foi guardado todo esse tempo por Venerando de Freitas Borges, primeiro prefeito de Goiânia, falecido em 1994. “Ele nunca mostrou essas fotos para ninguém, pois queria manter com ele o jeito que deixou a capital quando saiu da prefeitura, em 45”, conta Iúri.
 
Além das fotos de todos os principais prédios com a nomenclatura da época, há pelo menos dois aspectos raríssimos no livro. Nele é revelado que Venerando deixou pronto o projeto da sede da prefeitura, a ser construído onde hoje está o antigo prédio do poder público municipal, na Praça Cívica. “Era um edifício ao estilo francês, amplo e moderno, que nunca saiu do papel, mas pelo menos a imagem foi agora recuperada”, diz o autor. Também merecem destaque as fotos do III Congresso Pecuário do Brasil Central  e II Exposição Agropecuária, que aconteceram na capital em 1945.
 
O livro, em formato ofício e capa dura, tem outras fotos que podem ser comparadas com a cidade atual, como a da igreja do Ateneu Dom Bosco, Palácio das Esmeraldas, Lago das Rosas (ainda chamado de Balneário das Rosas), Jóquei Clube e o Coreto. De acordo com Iúri Rincon Godinho esta é a primeira vez que se poderá ver em tantos detalhes a capital ainda imaculada pelo progresso, com todos os seus aspectos arquitetônicos originais.
 
Paralelamente ao lançamento, haverá uma exposição de objetos que pertenceram a Venerando de Freitas Borges, como o original do diploma de primeiro prefeito de Goiânia, seu chapéu, pasta de trabalho, carteiras profissionais, fotos e até um quadro autografado por Juscelino Kubitschek

SERVIÇO
Lançamento do livro Memória Visual de Goiânia - o Álbum Perdido do Primeiro Prefeito
O livro será autografado gratuitamente apenas a convidados
Local: Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), no Parque Agropecuário de Goiânia
20 horas

CONTATOS
Assessoria de Imprensa: Contato Comunicação – Tatiana Cardoso – 9180-9623
Iúri Rincon Godinho - 9248-4011

Nenhum comentário:

Postar um comentário