quarta-feira, 16 de maio de 2012

HC adquire novos aparelhos de ultrassom

Novos instrumentos de trabalho serão distribuídos
em áreas estratégicas do complexo hospitalar 

De acordo com JOSÉ GARCIA NETO, novos aparelhos do HC estão entre os melhores do mundo
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás recebeu, na primeira semana de maio, oito aparelhos de ultrassom, por meio de uma licitação feita pelo Ministério da Educação. Conforme explicou o diretor do HC José Garcia Neto ao Jornal do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, esses aparelhos serão distribuídos nas áreas estratégicas do hospital. Três irão para a Clínica de Imagenologia e Radiologia, dois para a maternidade, um para o terceiro andar com objetivo de dar apoio à UTI cirúrgica, onde a ginecologia e obstetrícia também fazem alguns exames, como colposcopia, um será encaminhado para a Nefrologia e UTI Médica e o último, para o Centro Cirúrgico, onde serão feitos exames pós-operatórios.

Até então, o HC possuía apenas dois aparelhos de ultrassonografia funcionando com qualidade, que atendiam ao Departamento de Radiologia e Ginecologia e três aparelhos na Cardiologia, que faziam exames específicos de ecocardiografia. “Esses equipamentos utilizados na Cardiologia faziam eletrocardiograma transesófágico, fundamental para procedimentos diagnósticos que, muitas vezes, o ecocardiograma transtoráxico não consegue definir com precisão e também para realização de ecocardiograma de stress, que é um exame substituto para testes de isquemia miocárdica e também da função miocárdica, que são realizados rotineiramente no HC”, detalha o médico.

Os aparelhos passaram por uma análise da Engenharia Clínica, quando foi constatado que não chegaram com defeito e foram instalados pela própria General Eletric, empresa ganhadora da licitação. José Garcia frisa que são considerados os melhores aparelhos de ultrassom em escala mundial. Os técnicos da empresa serão os responsáveis pela instalação e acompanhamento inicial do funcionamento dos equipamentos.

Segundo cálculos do diretor do HC, em um primeiro momento será quadruplicada a capacidade de atendimento do hospital nessa área de exames por imagem. Ele avalia que o normal seria octuplicar, mas, por enquanto, falta pessoal para operar esses aparelhos. “Temos profissionais qualificados, mas ainda não da quantidade desejável para que esses exames sejam feitos 24 horas. Quando contratarmos pessoal para esta área de imagem, teremos maior produtividade ainda”, imagina, complementando que antes havia uma demanda e pessoal qualificado acima da capacidade de aparelhagem e agora a situação se inverteu. “Mas nós temos uma grande oferta de voluntários querendo vir trabalhar nessa área de pessoas, que poderão ser cedidas por outros órgãos que necessitam desses exames na área do Sistema Único de Saúde. Com isso, acredito que nos próximos três meses esses aparelhos estarão funcionando a todo vapor e estaremos octuplicando nossa capacidade de fazer exames”, finaliza.

Jornal do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UFG, maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário