terça-feira, 27 de março de 2012

Por moradias dignas

Isaura Lemos é, pela segunda vez consecutiva, a mais votada na categoria Político da Habitação. Sua luta em defesa da habitação tem mais de 20 anos e já beneficiou milhares de famílias

Em 2012 ISAURA LEMOS lutará para que a juventude possa ter perspectivas de uma vida melhor
Da luta contra a ditadura militar, iniciada na década de 70, junto com seu esposo Euler Ivo, quando chegaram a ficar na clandestinidade em uma base de guerrilha no Estado do Amazonas, à luta em defesa do direito à moradia, iniciada nos primórdios da década de 90, a deputada estadual Isaura Lemos (PCdoB) nunca perdeu a determinação de batalhar por seus ideais e a fé de que dias melhores sempre vem. E é justamente por esta firmeza que o 2° prêmio Mais Influentes da Política em Goiás confere a ela a categoria Político da Habitação, assim como aconteceu no ano passado. “Nós fazemos este trabalho em equipe já faz muitos anos, antes mesmo de ser parlamentar, nós desenvolvemos um trabalho junto com a população para lutar por moradia”, afirma.

Para ela, o reconhecimento trazido pelo prêmio em 2011 possibilitou que a sociedade os visse de uma forma mais justa. “Muitas vezes nós éramos estigmatizados, vistos como pessoas que ocupavam irregularmente lotes e, de forma alguma, nós tínhamos essa intenção. O que nós queremos é que haja programas permanentes de habitação, porque a sociedade é um todo e a cidade tem que ser para todos para um poder complementar o outro”, declara.

Isaura e sua equipe são responsáveis pela criação dos programas estaduais Cheque Moradia e o Cheque Reforma, que já beneficiaram milhares de famílias em Goiás. Segundo ela, os programas foram idealizados juntamente com a população e atendem a três situações: moradias precárias que precisam de melhorias, oferecer condições a pessoas que tinham lotes e não tinham como construir e aquelas que não tinham nem o lote e nem a condição de sair do aluguel. “Depois de todos estes anos, percebemos que é preciso sempre continuar lutando por essas famílias, porque se elas não se organizarem e não tiverem representantes no parlamento preocupadas com elas, acaba acontecendo como acontecia antes, muitas ocupações irregulares, ocupações sem qualquer infraestrutura, o que prejudica a organização dos municípios e deixa marcas indeléveis, muitas vezes para o resto da vida, na história dessas cidades”, analisa.

Para o ano de 2012, a deputada estadual conta que foi colocado um desafio à equipe de fazer um mapeamento da realidade da população goianiense. “Precisamos saber como está a infraestrutura, onde está faltando pavimentação asfáltica, saneamento básico e o que isso representa em número de famílias”, antecipa. A qualidade da educação, da saúde e do transporte também está entre as preocupações da parlamentar. “Sabemos que esses três eixos acabam também reduzindo o índice de jovens na violência, retirando-os do tráfico, da dependência química. A juventude, com um bom atendimento dos serviços públicos, passa a ter oportunidade de ter uma vida com perspectivas”, acredita.

Trajetória
Em setembro de 1991, o então vereador Euler Ivo e a deputada Isaura Lemos reuniram 15 mil famílias que não tinham moradia e criaram o Movimento de Luta pela Casa Própria (MLCP). O povo unido e organizado foi à luta. Em pouco tempo, o MLCP se transformou em uma grande luta das famílias pela conquista de sua moradia. Assim, nasceram diversos bairros: da Vitória, Floresta, Boa Vista, São Carlos, São Domingos e Primavera. Depois, surgiram o Madre Germana I e II, Vila Isaura, Lírios do Campo e foram conquistados mais de 4 mil cheques-construção e reforma.

Em 1998, Isaura se elegeu deputada estadual. Tão logo tomou posse, a deputada Isaura Lemos criou a Comissão de Habitação e Reforma Agrária, da qual hoje é presidente, e passou a ser referência da participação popular na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

Isaura Lemos tem naquela casa de leis o gabinete mais frequentado pela população carente de Goiás. Sempre fazendo do mandato um instrumento de luta e defesa dos interesses do povo goiano, a combativa deputada denunciou que 90% das linhas de ônibus do Estado atuavam de forma irregular e propôs a CPI do Transporte Coletivo. Como resultado dessa CPI, ocorreu a quebra do monopólio de 30 anos no setor, com a introdução do transporte alternativo. Isaura passou a ser uma referência da participação popular na Assembleia. Em pouco tempo, o gabinete de Isaura Lemos se capacitou para um atendimento solidário, ajudando as pessoas que lá aparecem em busca de apoio nas áreas de saúde, educação e inserção nos programas sociais do governo: renda cidadã, bolsa escola, bolsa universitária, programas habitacionais como o “Minha Casa, Minha Vida”, dentre outros. A deputada encontra-se em seu quarto mandato como deputada estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário