terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Sociedade Goiana de Pediatria promove Curso de Ventilação Pulmonar Mecânica

Na programação, temas como Limitações Fisiológicas, Definições Fisiopatológicas e Características da Ventilação Mecânica
 
A Sociedade Goiana de Pediatria promoverá, nos dias 13, 14 e 15 de abril, o Curso de Ventilação Pulmonar Mecânica em Neonatologia e Pediatria, em Goiânia. Médicos, enfermeiras e fisioterapeutas que trabalham em UTI Neonatal, Pediátrica e no Pronto Socorro estão convidados para atualizarem conhecimento teórico sobre o tema e aprenderem como proceder e instalar a aparelhagem em casos de emergência.

O curso, que terá duração de 16 horas, abordará aspectos como Limitações Fisiológicas, Definições Fisiopatológicas e as Características da Ventilação Mecânica, que envolvem modos, controles e desmame do aparelho. “Como teremos 10 alunos por instrutor (totalizando 40 vagas), haverá um intercâmbio de informações bastante intenso para tirar dúvidas do dia-a-dia”, explica um dos professores do curso Eduardo Juan Troster, presidente da Sociedade Latino Americana de Cuidados Intensivos Pediátricos e coordenador médico do CTI-Pediátrico do Hospital Israelita Albert Einstein. 
 
Nas aulas, os aparelhos utilizados pelos alunos nas suas unidades de atendimento serão mostrados pelos representantes seguidos por uma explicação de como usá-los nas diferentes situações clínicas.
Segundo Eduardo Troster, a insuficiência respiratória aguda é a principal causa de internação em UTI Neonatal e Pediátrica. Dentre as dificuldades encontradas, destaca-se a falta de manutenção dos aparelhos que muitas vezes não funcionam. O especialista completa afirmando que em alguns locais, os profissionais não possuem conhecimento necessário para conseguir realizar um atendimento adequado. “O curso ajudará os profissionais da área a se reciclarem e cuidarem melhor dos pacientes, finaliza.

Jornal da Sociedade Goiana de Pediatria, janeiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário