segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Lesões ortopédicas podem ser tratadas com recursos virtuais

Reabilitação virtual utiliza games e sensores que fazem com que os pacientes simulem movimentos, fazendo com que fisioterapia fique menos cansativa

De acordo com GUILHERME AFONSO NETO, com o uso dos games o paciente tem uma maior adesão ao tratamento
O tratamento de lesões ortopédicas pode ser feito por meio de games como Playstation 3, Xbox com sensor Kinect e Nitendo WII, que unem a realidade virtual à ciência. Simulando movimentos sincronizados do corpo sobre um game, o tratamento, conhecido como realidade virtual em reabilitação, oferece novas possibilidades de recuperação para pacientes com diversos tipos de deficiências motoras.

Em Goiânia, um dos pioneiros na utilização desse método é o fisioterapeuta Guilherme Afonso Neto que afirma que as lesões ortopédicas que necessitem treinar equilíbrio, marcha, reflexos, ganho de amplitude de movimento, força muscular, treinamento funcional, ganho aeróbico, dentre outros, podem utilizar esse método eficiente. “Vale lembrar que este tipo de reabilitação requer uma avaliação criteriosa para eleger qual protocolo deve ser utilizado”, ressalva.

Segundo ele, depois da solicitação médica de reabilitação, o paciente deve ser submetido a uma avaliação física detalhada, na qual são incluídos, além do tratamento fisioterapêutico convencional, os exercícios de realidade virtual que estimulam, por meio de jogos como futebol, boliche, tênis, esquis, tênis de mesa, corridas, saltos e diversos outros. “Os equipamentos funcionam captando, com sensores, todo movimento do paciente que é mostrado em uma tela de TV”, acrescenta Guilherme Neto.

Ele explica que a principal diferença entre o console WII da Nintendo com o Xbox Kinect é que o XBOX é mais tecnológico e capta todos os movimentos do corpo sem necessitar tratamentoacoplar acessórios aos pacientes o que facilita para aqueles que possuem maior dificuldade para realizar os exercícios. Por outro lado, o Nintendo WII conta com uma plataforma, chamada de WII Balance, que permite realizar diversos movimentos que contribuem de forma relevante para a reabilitação. “O fato é que esses games propiciam recuperação eficiente, e ainda assegura ao paciente uma terapia mais interessante e mais leve que a fisioterapia convencional, que por vezes se torna rotineira e cansativa”, compara.

RESULTADOS
Como benefícios da utilização da realidade virtual, Guilherme cita o fato do terapeuta poder observar os ganhos funcionais, obter do paciente uma maior adesão ao tratamento, a possibilidade de aferir movimentos com maior precisão e tratar segmentos que necessitem de uma maior estimulação. “Enfim, a realidade virtual vem sendo cada vez mais utilizada em centros de reabilitação no mundo, tratando não somente de patologias ortopédicas, mas também de patologias neurológicas, geriátricas, dentre outras, com grande sucesso”, garante o fisioterapeuta.

Revista Ortopedia em Goiás, fevereiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário