terça-feira, 6 de dezembro de 2011

De volta ao bons tempos

Um dos especialistas mais antigos de Goiânia comemora a valorização da radiologia

Mais lembrado na categoria Radiologista na premiação dos Mais Admirados da Medicina em Goiás 2011, Nabyh Salum festeja o renascimento da radiologia. “A radiologia está praticamente de volta. Falo da radiologia pura que iniciou tudo que está aí, como ultrassom, tomografi a, ressonância com 3
tesla. A radiologia como algo muito barato foi abandonada pela grande maioria dos jovens”, pondera o especialista que desde de 1964 se estabeleceu como radiologista em Goiânia.

O especialista nasceu em 5 julho de 1933, em Três Corações, Minas Gerais. Diplomou-se em 1960 pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil no Rio de Janeiro. Especializou-se em Radiologia pelo Instituto Estadual de Radiologia e Medicina Nuclear Manoel de Abreu; e fez residência no Hospital Moncorvo Filho até 1963. Foi médico assistente em radiologia da Santa Casa do Rio de Janeiro.

Depois, já morando em Goiânia, participou da fundação da Sociedade Goiana de Radiologia, do Sindicato dos Médicos do Estado de Goiás. Foi Professor da Faculdade de Medicina da UFG (Universidade Federal de Goiás) por 36 anos. Em 1975 foi superintendente da extinta Organização
de Saúde do Estado de Goiás (Osego), que na época tinha status de Secretaria de Saúde de Goiás, ressaltando que neste período conseguiu asfaltar a Colônia Santa Marta.

Atuante dentro da profi ssão, Nabyh foi diretor administrativo do Hospital Geral de Goiânia (HGG), conselheiro do Conselho Regional de Medicina durante dez anos. Em 1972 idealizou a criação de uma cooperativa para os médicos de Goiânia.

Nos anos seguinte, 1973, realizou pesquisa sobre o interesse dos médicos em participar de tal cooperativa. “Como 80% aprovaram a ideia, em 21 de fevereiro de 1978, foi criada a Unimed Goiânia”, recorda-se o radiologista.

Em 1984, Nabyh foi Diretor do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG). Em sua gestão criou a Associação dos Amigos do Hospital. Ainda como diretor administrativo do HGG e do HC, idealizou e construiu a sede da Associação Médica de Goiás (AMG) e recebeu, em 1999, o título de Cidadão Goiano, com os devidos agradecimentos pela doação do lote que possibilitou a construção da AMG.

Atualmente, Nabyh Salum é diretor presidente da Clínica São Mateus, Secretário Geral da Associação Médica de Goiás e membro do Conselho Fiscal da Associação Médica Brasileira. Para o especialista, a maior difi culdade, e, ao mesmo tempo, o melhor momento de 2011, foi a compra da máquina de ressonância magnética que faltava em seu arsenal de trabalho. “Compramos com o auxílio da Unicred
por meio de um empréstimo. É um aparelho de imagem, mas que não é raio X”, explica.

Nabyh Salum fi naliza dizendo que em 2012 quer continuar onde está. “Depois de um belo reveillon no Copacabana Palace desejo continuar a vida sempre na radiologia, pois faço da radiologia unicamente a minha especialidade. Eu, como o mais velho radiologista, talvez, em serviço, fi co satisfeito com esta lembrança. São 50 anos dentro da radiologia. E quero dizer que a radiologia está de volta a todo vapor”, anima-se.

Revista Medicina em Goiás, novembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário