quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Atualização para quem gerencia o dia a dia do consultório

Com a parceria da Editora DOC, a Sbot-GO promoveu um curso de atualização para secretárias, com a brilhante palestra da administradora e executiva em saúde, Ana Paula C. Ferreira

No dia 24 de setembro a Sbot-GO, em sua sede, promoveu o Curso de Atualização para Secretárias com o objetivo de realizar atualizar e trazer novos conhecimento às colaboradoras e recepcionistas de consultórios, clínicas e hospitais da área de ortopedia. A Sbot-GO contou com a parceria da Editora DOC, especializada em publicações sobre gestão e carreira médica.

Ana Paula C. Ferreira, autora do livro Qualidade na Recepção - Encantando o paciente no dia a dia, administradora e executiva em saúde, professora de pós-graduação, pesquisadora dos temas de Qualidade e Acreditação Hospitalar e diretora de uma instituição de Saúde, foi quem ministrou o curso. Ela apresentou sua obra que traz uma abordagem objetiva e prática para que recepcionistas e secretárias de consultórios e clínicas possam desenvolver suas carreiras e, ao mesmo tempo, colaborar para o atendimento médico de excelência.

Ela relatou, com brilhantismo, parte de suas experiências no mercado da saúde e abordou temas de extrema relevância, como o papel da linha de frente na captação e fidelização de pacientes; transformações no cotidiano dos consultórios e clínicas; o novo perfil do cliente de serviços médicos; gerenciando o relacionamento com os pacientes; as cinco dimensões para o encantamento do paciente; procedimentos para o atendimento de excelência; aumentando a qualidade percebida pelos pacientes e ainda forneceu dicas para encantar o paciente no dia a dia.

A palestrante foi enfática ao afirmar que, na maior parte dos casos, as recepcionistas não possuem a exata dimensão da importância do trabalho que desenvolvem. “AS secretárias têm papel tão importante quanto o do médico, pois são elas que recepcionam os pacientes, agendam as consultas, organizam a rotina do profissional de saúde, gerenciam o ambiente e o tempo de espera. Elas são o cartão de visita do médico”, ressaltou.

Assim, de acordo com Ana Paula, será impossível em qualquer consultório ou clínica, oferecer atendimento de qualidade aos pacientes se a profissional que está na linha de frente, ou seja, a recepcionista, não estiver engajada e consciente do seu papel e da sua relevância.

Para Hayssa Xavier Maia, 20 anos, secretária da Clínica do Esporte há três meses, o curso representou uma relevante ajuda no desenvolvimento das secretárias. Hayssa, que é estudante de Direito da Universo, está em seu segundo trabalho, tendo feito um estágio de seis meses no Tribunal de Justiça. Ela diz que está gostando tanto de assessorar o ortopedista Samuel Diniz, que já até planejou com o médico para que, depois de sua formatura, continue trabalhando com ele, já que Samuel também atua como perito, ramo que envolve a medicina e o direito.

Kariny Yohana Cardoso, 19 anos, secretária da Clínica de Fraturas Novo Horizonte há cinco meses está em seu primeiro trabalho diz que aprendeu bastante no curso e que alguns tópicos a maioria sabe, mas que com a rotina e a correria do dia a dia deixa de colocar em prática e, por isso é importante relembrar de tempos em tempos. Kariny, que já terminou o ensino médio, pretende seguir os passos da mãe, fazendo um curso técnico de Enfermagem.

Já Milena Vieira Mafra, 25 anos, secretária da COT há um ano e meio, diz que achou o curso muito interessante e aprendeu muitas coisas que desconhecia. Ela também afirma achar o trabalho excelente e, inclusive, devido ao trabalho na clínica, foi despertada para o desejo de fazer o curso superior de Enfermagem.

O presidente da Sbot-GO, Paulo Silva, avalia que a manhã foi bastante proveitosa, tendo em vista que contou com secretárias de diferentes instituições de saúde de Goiânia e o curso foi ministrado de forma clara, objetiva, eficaz e contagiante. “Além de adquirir conhecimentos, as participantes trouxeram sua contribuição e trocaram experiências com a palestrante. Pode-se dizer que foi um combustível motivacional e profissional para todas as participantes”, elogia.

Revista da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Regional Goiás, novembro de 2011.

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