sexta-feira, 18 de novembro de 2011

PUC-Goiás: universidade que é sinônimo de instituição comunitária, desenvolvimento científico e inclusão social

 Com 47 cursos de graduação, a instituição oferece a partir de a 2012 o curso de Farmácia

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) é hoje referência de qualidade no ensino superior no Estado e, em diversos aspectos no Brasil, resultado de seu histórico compromisso com a excelência acadêmico-científica. Já formou mais de 77 mil profissionais, somente na graduação. A seriedade do trabalho fez com que a instituição seja uma das mais lembradas nas categorias Graduação e Pós-graduação do Prêmio Mais Admirados da Educação em Goiás em 2011.

Wolmir Amado, reitor da universidade, destaca que as duas premiações são bastante importantes para a instituição, principalmente por serem fruto de avaliação e votação de pessoas da comunidade, profissionais de grande credibilidade. “Parabéns à Contato Comunicação pela iniciativa do prêmio, certamente uma importante colaboração para o crescimento da educação em Goiás”, reitera.
O reitor ainda diz que a premiação é um indicativo importante para o Plano de Desenvolvimento Institucional, pois confirma a avaliação de âmbito nacional realizada pelo Guia do Estudante da Editora Abril, que concedeu 1ª lugar para a PUC-Goiás na região Centro-Oeste, na categoria de instituições particulares, e 11º lugar na mesma categoria em todo o Brasil, entre as 20 IES avaliadas como melhores do país.

Formação
Ao longo de sua história de 52 anos, a PUC-Goiás construiu um projeto de universidade fiel à sua identidade católica e à sua missão: ser uma instituição comunitária e Filantrópica, cuja vocação é, além da produção e divulgação do conhecimento, a formação humana integral, alicerçada no seu compromisso com o desenvolvimento científico e a inclusão social.

Para manter a qualidade do ensino é realizado um trabalho permanente de atualização do projeto pedagógico do cursos, com adequação dos currículos às demandas sociais e profissionais de nosso tempo. Tudo a partir de um processo contínuo de avaliação institucional, com a participação de todos os segmentos que compõem a academia.

A capacitação dos docentes, com um quadro composto em sua maioria de mestres e doutores, é um dos principais diferenciais. Estão reunidos na PUC nomes que são referência regional, nacional e até internacional em suas áreas de conhecimento e pesquisa. “A opção pela excelência no ensino, na pesquisa e na extensão é o diferencial para quem deseja cursar graduação e pós-graduação”, ressalta Wolmir.

Cursos
A PUC oferece 47 cursos de graduação, 110 cursos de especialização, 13 mestrados e 3 doutorados. São ministrados ainda cursos de línguas, no PUC Idiomas, e de extensão (cursos livres), com uma média de 40 cursos por semestre. A universidade mantém, ainda, um Centro de Educação a Distância (Cead), que interage com os diversos níveis do ensino. No vestibular 2012, que está com inscrições abertas, será oferecido o curso de Farmácia.

A Pesquisa, a pós-graduação (especializações, mestrados e doutorados) e a editoração da Pontifícia Universidade Católica de Goiás formam um conjunto voltado para a produção e a socialização do saber, máxima da missão universitária. Atua na formação de quadros profissionais, de docentes e de pesquisadores, em todas as áreas do conhecimento. Para tanto, trabalha permanentemente buscando integrar-se na discussão da Ciência e da Tecnologia, junto a órgãos e agências de fomento regionais e nacionais, e também com instituições internacionais.

Para o futuro, planeja o reitor, a PUC-Goiás visa ser uma instituição mais excelente na missão de formação acadêmica integral dos estudantes, na formação de quadros para a inovação tecnológica do país e na colaboração para o desenvolvimento da cidadania em na comunidade. “A PUC pretende abrir cada vez mais fronteiras de conhecimento para seus estudantes, a partir da internacionalização. Tudo isso sem perder o foco de colocar o conhecimento a serviço da vida”, conclui Wolmir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário