quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Militância partidária e educação transformam a vida para melhor

Secretário de Educação, Thiago Peixoto, acredita que questões políticas devem ser essencial para a formação do cidadão

Eleito deputado federal em 2010, Thiago Mello Peixoto da Silveira é o atual secretário estadual de Educação do governo Marconi Perillo. Economista formado pela PUC-SP e pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela Universidade da Califórnia. O secretário foi escolhido o Político da Educação mais infl uente no prêmio Mais Admirados na Educação em Goiás. Para o secretário a premiação é um incentivo para que os bons gestores públicos melhorem seu trabalho a cada ano. “No meu caso, encaro este prêmio como um voto de confi ança de que farei um bom trabalho à frente da Secretaria da Educação do Estado de Goiás e fi co lisonjeado”, agradece.

COMEÇO DA CARREIRA
A influência político-partidária vem de berço. Do avô, Peixoto da Silveira, que em 1965 concorreu ao governo do Estado; e do pai, Flávio Peixoto, que sempre esteve envolvido em questões de militância política. Flávio foi secretário de governo em Goiás e ministro do Meio Ambiente entre os anos de 1985 e 1986. “Esse foi o ambiente em que nasci, cresci e me formei cidadão”, conta. Thiago ainda conta que já foi assessor de comunicação e marketing do ex-senador Mauro Miranda (PMDB), integrou a equipe de comunicação das campanhas majoritárias do partido em 2002 e 2004. Em 2006, candidatou-se a deputado estadual. “Fui o terceiro mais votado, com quase 40 mil votos. Daí por diante vocês já sabem. Eleição para deputado federal em 2010 e, agora, secretário de Estado da Educação”.

Na política, surgem desafi os novos a cada dia. E é preciso superar todos eles. No meu caso, acredito que a campanha política concentra todas essas difi culdades em um curto espaço de tempo. Nesse período, nós, políticos, temos apenas três meses para despertar Militância partidária e educação
transformam a vida para melhor Secretário de Educação, Thiago Peixoto, acredita que questões políticas devem ser essencial para a formação do cidadão o interesse na população – geralmente
descrente e descompromissada – pelas questões políticas e ainda ir além: convencer milhares de eleitores de que é possível resolver os problemas da sociedade e de que nosso projeto é o melhor.

MOMENTO GRATIFICANTE
O secretário afirma que hoje se encontra que sempre quis estar: à frente da Secretaria da Educação. Thiago entende que, para um homem público, não existe missão mais importante do que a responsabilidade pela educação de cerca de 600 mil jovens e crianças do Estado Goiás. “Falo da próxima geração de goianos. E isso é para mim um grande desafi o. Tenho o compromisso, ou melhor, todos nós temos, de transformar a educação goiana para que ela dê um salto de qualidade nos próximos anos”, reforça. Apesar de ser economista, Thiago sempre teve interesse e dedicação enormes pela área educacional, justamente por acreditar que o desenvolvimento sócio-econômico de qualquer país está atrelado à qualidade da educação pública que é oferecida. “Digo isso respaldado em pesquisas que apontam que cada ano de estudo oferece um incremento de 15% na vida de um cidadão. Inclusive, foi investindo nesse setor que países como Irlanda, Espanha e Coréia do Sul conseguiram reverter quadros de profunda crise econômica”, relembra.

POLÍTICA
O secretário ainda reforça que é importante lembrar que, durante sua trajetória política, a educação foi a principal bandeira. “Foi, é, e sempre será”, enfatiza. Thiago acredita que a democratização da educação é uma causa urgente, mas isso só será possível quando o governo tiver essa área como uma prioridade. Entretanto, para que o setor educacional seja a bandeira principal de qualquer administração deve haver demanda. “O que quero dizer é que, sem cobrança, não haverá solução. Em um ambiente acadêmico, na mídia e no meio político pode até ser consenso que educação é algo fundamental. Mas, infelizmente, essa não é a opinião de toda a sociedade. E é justamente por isso que eu defendo que é dever da população cobrar por um ensino público de qualidade”, reitera.

O envolvimento com questões políticas deve ser essencial para a formação do cidadão. Para Thiago, é preciso ter em mente que quem não gosta de política é governado por quem gosta. Por isso, é extremamente importante que toda a sociedade – os jovens, principalmente – procure se envolver nas questões políticas. “Precisamos acreditar no poder de transformação que o interesse da população tem”, destaca. Segundo o secretário, os políticos governam para o povo e trabalham em cima das demandas que surgem. “Talvez uma pessoa sozinha não consiga mudar a realidade, mas centenas ou milhares podem promover uma revolução social”, sugeri

Revista Mais Admirados da Educação em Goiás 2011, novembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário