quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Desenvolver para transformar a sociedade

Em 50 anos de ensino, a UFG é importante ferramenta de promoção de ensino publico de qualidade

Cursos de graduação, pós-graduação, extensão e capacitação a transformaram a Universidade Federal de Goiás (UFG) em referência de ensino formação profissional e intelectual em uma instituição pública, gratuita e de qualidade no Estado. Tamanha é a constatação que a UFG é uma das mais lembradas nas categorias Faculdade e Pós-graduação do prêmio Mais Admirados da Educação em Goiás 2011.

Criada há 50 anos, em 14 de dezembro de 1960, a instituição tem como missão gerar, sistematizar e socializar o conhecimento e o saber, formando profissionais e indivíduos capazes de promover a transformação e o desenvolvimento da sociedade.

No início eram apenas cinco escolas superiores que existiam em Goiânia: a Faculdade de Direito, a Faculdade de Farmácia e Odontologia, a Escola de Engenharia, o Conservatório de Música e a Faculdade de Medicina. Com a mobilização da Comissão Permanente para a Criação da Universidade do Brasil Central, a instituição passou a ser um centro de transformação pedagógica, cultural, social e política e hoje as Unidades Acadêmicas da UFG compreendem as faculdades, escolas, institutos e centros de ensino em graduação e pós-graduação, num total de 25 unidades. Nelas também são desenvolvidas ou coordenadas atividades de pesquisa e extensão. Todas se situam em Goiânia, nos câmpus I e II da UFG.

Com cinco campus universitários — Campus Colemar Natal e Silva (campus I); Campus Samambaia (Campus II); Campus Catalão (CAC); CAMPUS Jataí(CAJ) e Campus Cidade de Goiás, a UFG ainda desenvolve diversos projetos sociais diversos exemplos de projetos socias. Iniciativas como o Ser-Tão, um núcleo de estudos e pesquisas em gênero e sexualidade, vinculado à Faculdade de Ciências Sociais da UFG.

O Programa de Direitos Humanos da UFG (PDH/UFG) é outra ação de promoção da cidadania e responsabilidade social da cinquentenária instituição de ensino superior. Criado em 1999, o PDH/UFG coordena a Rede Goiana de Pesquisa em Direitos Humanos e Violência Criminalizada (Homicídios) composta por mais cinco entidades: Instituto Brasil Central/IBRACE; Universidade Estadual de Goiás/UEG; Casa da Juventude de Goiás/CAJU; Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e Rede Goiana de Pesquisa em Diversidade, Direitos Humanos e Cidadania. O PDH promove ações de ensino, extensão e pesquisa, além do desenvolvimento de cursos de diversas categorias.

Desenvolver para transformar a sociedade
Em 50 anos de ensino, a UFG é importante ferramenta de promoção de ensino publico de qualidade
As ações de responsabilidade social da UFG ainda tem os olhos voltados para o público interno. Prova disso é a Creche/UFG, criada em 1989, resultado da luta dos servidores do Hospital das Clínicas por um espaço onde pudessem deixar seus filhos enquanto trabalhavam. Integrando-se à política social da universidade, a Creche/UFG é mais um instrumento de prestação de serviços, e tem como objetivo principal fomentar nas crianças e nos adultos práticas e reflexões sobre a conservação e preservação do ambiente da creche e do meio ambiente em geral.


Revistas Mais Admirados da Educação em Goiás 2011, novembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário