quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Dia do Ortopedista é comemorado com jantar

Celebração homenageia os destaques do ano e lançamento de livro conta a história da ortopedia

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia — Seção Goiás (Sbot-GO) comemorou o Dia do Ortopedista com um jantar para os membros no Castro’s Park Hotel no dia 23 de setembro. A data que é comemorada no dia 19 do mesmo mês foi transferida para sexta-feira para que o maior número de profissionais pudessem participar. Na ocasião, a presidência da Sbot-GO, homenageou cinco ortopedistas como os profissionais destaque de 2011. Durante a confraternização, ainda foi lançado o livro A História da Ortopedia na Universidade Federal de Goiás, escrito pelos professores universitários Edegmar Nunes e Sandro Reginaldo.

Eduardo Abraão, representante da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a ideia que a festa representa o quanto o profissional é valorizado. Para o administrador, a classe é extremamente relevante e fundamental para toda sociedade goianiense. “Goiânia está bem servida de ortopedistas qualificados, e a secretaria sabe do valor que tem a área da ortopedia para melhor atender o usuário do SUS”, destaca.
Para Sérgio Daher, um dos homenageados da noite, a premiação é o reconhecimento de 32 anos dedicados à profissão. O especialista frisa que é extremamente lisonjeante receber uma homenagem desse porte, pois aumenta a responsabilidade que se tem pela profissão. “Sinto-me feliz e divido a homenagem como todos os meus pares, pois trabalhamos em conjunto e acho justo estendê-la”, declara.

Juarez Souto, um dos ortopedistas destaque de 2011, conta que é bastante importante o 19 de setembro, porque o profissional é de fundamental importância tanto para a saúde pública quanto para a privada. “Cada vez mais o ortopedista se sobressai”, diz. Segundo o especialista, a produção científica em Goiás é relevante em relação aos outros Estados, pois nos congressos pode-se verificar o que se é pesquisado em outras regiões, também é feito no Centro-Oeste. “Sem contar que temos profissionais que são renomados nacional e internacionalmente”, lembra.

RESGATE
José Milton Pelloso Júnior, presidente da SBOT-MT, veio especialmente a Goiânia para participar da comemoração, recorda que a comemoração da data é importante porque é um momento especial de confraternização entre os colegas, de trocar ideias e experiências. “O ortopedista trabalha bastante. Com as responsabilidades do dia a dia, por vezes ficamos dispersos dos amigos. A data é um momento de descontração inclusive com nossos familiares”, conta.

Depois das homenagens concedidas aos ortopedistas de Goiânia, houve o lançamento do livro a História da Ortopedia na Universidade Federal de Goiás. “A publicação tem o objetivo de resgatar a história da ortopedia no HC, porque até então, não se tinha o costume de guardar documentos e o relato do passado estava se perdendo”, explica Sandro Reginaldo, um dos autores. O professor Edegmar Nunes diz que a ideia é relembrar os acontecimentos, enquanto os escritores integram o corpo de docentes da UFG. “Pois cada um que parte leva um pouco da história consigo”, frisa. E continua, “não queremos que a bonita história da ortopedia do HC se perca”, reitera.

Foram dois anos de pesquisas. As maiores dificuldades foram em conseguir arquivos de documentos, pois pouco se guardava. Segundo os autores, o livro é basicamente feito de relatos. “Praticamente não tem documento de nada. Encontramos algumas atas, como a primeira reunião do encontro dos residentes. Mas, grande parte do que conseguimos, veio dos depoimentos”, conta Sandro Reginaldo.


Revista da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Regional Goiás, novembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário