quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Convivência pacífica entre bichos de estimação e moradores

Bichos de estimação trazem movimento à casa e diversas famílias os consideram indispensáveis, mas em um condomínio os cuidados com eles devem ser redobrados. "Devemos prestar atenção a eles para não deixar que eles escapulam pela porta da frente, porque, infelizmente os atropelamentos são muito comuns", diz a sócia proprietária do Pet Shop Bicharada e Bicharada Vip, Danielle Ferreira Camargo. A veterinária Luciana Rosa da Fonseca, proprietária da Clínica Vet's recomenda ainda a aplicação de carrapaticidas e a vermifugação de seis em seis meses, assim como o uso de coleiras para o momento do passeio. "O dono não deve deixar o bichinho cheirar fezes de outros animais. Se ele fizer as necessidades fisiológicas fora de casa, o dono deve recolher e jogar no lixo", enumera.

Danielle aconselha que os animais sejam mantidos longe das piscinas, do parquinho, bem como da frente das casas dos vizinhos. "Então sobrou apenas os canteirinhos de grama, mas no Housing o melhor mesmo é sair do condomínio para passear com seu bichinho, nós achamos as áreas comuns um pouco reduzidas", analisa. 

No quesito higiene, Luciana diz que é necessário lavar o local onde eles fizerem suas necessidades já que as fezes contém bactérias que podem causar doenças nos humanos. No momento do sono, a veterinária diz que é preciso estar atento para que o local não tenha corrente de vento, o que pode adoecer o animal. Ela lembra aos donos que a água e a ração devem ser trocadas diariamente e ainda recomenda que forneçam brinquedos para os animais passarem o tempo e não se estressarem, já que o stress é uma doença que atinge também o bichos.

Filhotes, adultos e idosos têm alimentação diferenciada, assim como a dosagem certa para idade e peso e cada animal, descritas na embalagem. "Tem que seguir essa dosagem, dividindo, se possível, em três horários, de manhã, à tarde e à noite", orienta Danielle. "E sempre dar ração, nunca comida de humano, a não ser que tenha sido prescrita pelo veterinário. Essa atitude aumenta a qualidade e a expectativa de vida do bichinho", frisa.

Depois de sete anos atendendo clientes do Housing, Luciana e Danielle dão alguns conselhos para que a convivência entre animais e humanos seja mais pacífica. "Há necessidade de dedetização de carrapato, tanto nas casas quanto nas áreas externas do condominio, já que a maioria dos bichos de estimação do Housing passam por esse problema", afirma Luciana. "Acredito que devemos fazer informativos para conscientizar os moradores de que vacinação é muito importante e, quem sabe, até exigir carteirinhas de vacinação quando abordar alguém passeando com o animal", diz Luciana. "Alguns moradores já comentaram com a gente que seria interessante criação de um espaço para lazer dos animais dentro do condomínio, devido ao espaço reduzido para passeio", completa Danielle.

Jornal do Condomínio Housing Flamboyant, novembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário