quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Efeitos do Meio Ambiente no Câncer de Mama será um dos temas desta quinta-feira no Congresso Brasileiro de Mastologia

Após dois dias de congresso, participantes terão oportunidade de debaterem sobre Ressonância Magnética, Possibilidades no Tratamento de Câncer Sem Cirurgia e Prevenção do Câncer de Mama em Mulheres abaixo dos 35 anos

O terceiro dia do Congresso Brasileiro de Mastologia, que está sendo realizado no Centro de Convenções até sábado,  22 de outubro, trará temas importantes para a prevenção do Câncer de Mama como os Efeitos do Meio Ambiente na incidência da doença. Segundo Juarez Antônio de Souza, presidente do congresso, radiação solar, agrotóxicos e alimentação derivada de produtos químicos somados ao sedentarismo, tabagismo e obesidade influenciam no aumento do câncer de mama. "É um conjunto de fatores que aumentam os riscos da mulher ter a doença", esclarece.

Juarez Antônio de Souza afirma que o câncer de mama é a principal neoplasia e também a primeira causa de morte por câncer entre as mulheres. "A Sociedade Brasileira de Mastologia estima que em 2011 cerca de 49 mil novos casos aparecerão no Brasil, causando cerca de 10 mil óbitos. Em Goiás, a estimativa é de 1200 casos novos da doença, sendo 300 somente em Goiânia", explica. Atualmente, em torno de 60% dos casos são diagnosticados em estágios avançados, apresentando uma curva de mortalidade que se mantém em inclinação ascendente.

Vários fatores de risco têm sido associados ao câncer de mama, entre eles incluem-se antecedentes familiares, mutações genéticas, ausência de gestações, gestação tardia, idade avançada, menarca precoce, menopausa tardia, uso de anticoncepcionais orais, terapia de reposição hormonal, alcoolismo, radiação ionizante, obesidade, dieta rica em gorduras e alterações proliferativas da mama. Dieta com baixa caloria e exercícios físicos diários são os meios para se prevenir a doença. Além disso, o ideal é que mulheres com mais de 40 anos consultem um especialista e façam mamografia uma vez por ano.

Segundo Juarez Antônio de Souza, o evento é um dos maiores da América Latina e colocará Goiânia no centro nacional das discussões sobre as novas técnicas e avanços nos tratamentos de doenças da mama. De acordo com ele, o objetivo maior da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) é oferecer aos pacientes o que há de melhor acerca do tratamento de doenças como câncer de mama e procedimentos cirúrgicos. “Todas as edições o Congresso Brasileiro de Mastologia tem sido um momento privilegiado de atualização e troca de experiências”, destaca.

Conheça um pouco mais sobre os temas que serão apresentados na quina-feira:

8:30 - 9:00 Indicações e Limitações da RM no Estudo das Mamas
A Ressonância Magnética é um exame que deve ser utilizado em determinados casos com suspeita de Câncer de Mama. Mas o principal exame para a mulher é a mamografia. A ultrassonografia ajuda o médico a tirar as dúvidas da mamografia. Quando a dúvida persiste, recorremos à ressonância magnética, mas nem todas as mulheres possuem condições de fazer esse exame por ser caro.

11:15 - 11:30 É possível fazer o tratamento do Câncer de Mama sem cirurgia?
Atualmente o tratamento do câncer de mama é feito com cirurgia, quimioterapia e radioterapia. No futuro talvez possa surgir alguma vacina ou droga que acabe com a necessidade de se operar.

16:45 - 17:00 Meio Ambiente e Câncer de Mama
Mulheres que fazem radioterapia possuem maior incidência de câncer de mama. Radiação solar, agrotóxicos e alimentação derivada de produtos químicos (condimentos, enlatados, etc) somados ao sedentarismo, tabagismo e obesidade influenciam no aumento do câncer de mama. É um conjunto de fatores.

14:00 - 14:15
Prevenção secundário abaixo dos 35 anos
O número da incidência do câncer de mama tem aumentado nas mulheres jovens. Prevenção secundária é fazer o diagnóstico precoce por meio da ultrassonografia e mamografia. É preciso que as mulheres façam o autoexame uma vez por mês, após o fim da menstruação e procurarem o médico uma vez por ano.




Quem fala pelo evento:

Juarez Antônio de Souza (presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia-Seccional Goiás) e do XVI Congresso Brasileiro de Mastologia

Telefone: 8432-0300

Assessoria de imprensa:

Contato Comunicação

Jornalistas responsaveis: Adriana Godinho, Ana Paula Machado e Tatiana Cardoso

Telefones: 3224-3737 e 9248-3959/ 9180-9623

Nenhum comentário:

Postar um comentário