quinta-feira, 14 de julho de 2011

Crescendo sem prejudicar o meio ambiente

Cifarma investe em prevenção para que a mudança de atitude comece dentro do ambiente de trabalho

A indústria farmacêutica Cifarma, vencedora da categoria Medicamentos do Prêmio Mais Admirados em Responsabilidade Social em Goiás 2011, desde 2005 opera no parque industrial em Goiânia, em uma área de 100 mil m². A principal preocupação do grupo sempre foi trabalhar de forma humanizada, para que todos os 600 funcionários possam desenvolver suas funções de forma integrada e inseridos dentro do conceito de responsabilidade social e ambiental. “O meio ambiente está ligado à qualidade de vida. Por isso, investimos em prevenção e ela tem que começar no ambiente em que você está inserido”, explica Sônia Silveira Braga, vice-presidente da Cifarma.

O investimento em poupar os recursos renováveis está fundamentado na própria construção das instalações do parque industrial. A sede administrativa com três andares foi construída para que se pudesse utilizar o máximo de luz ambiente. Outra vantagem que o prédio inteligente favorece é o baixo consumo de ar-condicionado. “Em todas as seções, quando necessária, a ventilação é corrente, tornando o ambiente fresco”, explica Sônia Silveira.

Além da economia energética, a Cifarma possui uma Estação de Tratamento de Efluente (ETE). Logo na entrada da fábrica é possível se observar o trabalho de reciclagem dos dejetos antes de serem devolvidos para o meio ambiente. “Não adianta fabricar medicamentos e poluir a natureza. A Cifarma tem condições de crescer sem prejudicar o ecossistema, além de mitigar os danos ambientais, desenvolvendo atividades com sustentabilidade. Remédio é saúde.”, pondera a vice-presidente.

RECICLAGEM
A ideia da Cifarma é utilizar o mínimo possível de recursos naturais para se evitar gastos. No parque industrial de Goiás — que opera as unidades de líquidos, semi-sólidos, líquidos estéreis, cosméticos e um área diferenciada para a fabricação de produtos hormonais, com destaque para os hormônios injetáveis — todos os funcionários estão conscientes de sua responsabilidade perante a preservação ambiental. Para sensibilizá-los diversas ações são continuamente promovidas, mensalmente, na fábrica, para motivar mudanças no comportamento. O enfoque maior é dado durante a semana do Meio Ambiente promovida em junho.

A preocupação com a saúde é uma das iniciativas da fábrica em Goiânia. Há quatro anos, a Cifarma executa projetos sociais com foco no tratamento que prioriza a saúde da mulher. O projeto desenvolvido visa distribuir gratuitamente medicamentos, principalmente anticoncepcionais e repositores hormonais. Mensalmente os residentes e professores dos Hospital das Clínicas, Santa Casa e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes recebem os remédios para prescreverem às pacientes.
Nove mil mulheres já foram atendidas com o fornecimento gratuito de cerca de 12 mil unidades de medicamentos nas três unidades hospitalares. Para empresa, a ação possibilita uma grande divulgação dos produtos junto à classe médica formanda (os residentes), que têm contato primeiramente com os remédios produzidos no parque, o que gera uma rede de confiança e credibilidade junto à marca.

Além de criar uma rede de network com os profissionais da área médica, a distribuição de medicamentos também está na satisfação em poder ajudar quem não tem condições financeiras de concluir um tratamento. A médica Leila Magre, gerente do Departamento Médico Científico da Cifarma, explica que projeto não é uma doação, pois é dado a garantia da promoção de qualidade de vida a quem precisa. Além do fornecimento das drogas, existe o acompanhamento adequado durante o tratamento. “É gratificante para o médico saber que a paciente terá todas as condições necessárias de concluir o tratamento com o recebimento certo do medicamento”, atesta Leila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário