terça-feira, 19 de julho de 2011

Ações no presente para melhorar qualidade de vida das gerações futuras

Maior shopping de Goiás aposta em projetos que baixam custos e que geram lucros

O Instituto Flamboyant desde sua fundação, em 2004, tem investido no apoio e realização de projetos de responsabilidade social que permeiam áreas culturais, de saúde, geração de renda, educação e meio ambiente. A instituição, que pertence aos empreendedores do Grupo Flamboyant eleita na categoria Shopping do prêmio Mais Admirados em Responsabilidade Social em Goiás 2011, tem focado em parcerias para agregar uma postura ambiental e socialmente correta. Dentre os projetos realizados estão o monitoramento do ar-condicionado, o impacto gerado pelo esgoto e a aquisição de produtos e equipamentos que ajudam a reduzir o consumo de energia, de recursos naturais e otimização da água potável.

Para as gestoras socioambientais do Instituto Flamboyant, Elessandra Carneiro e Adriana Cunha, o projeto dá grande satisfação para o shopping. “Não imaginávamos era que uma postura ambientalmente correta, além de ampliar a qualidade esperada pelo cliente, permite baixar custos”, destaca Elessandra Carneiro. A psicóloga reforça que atuar de forma responsável pode gerar grande lucro para os lojistas e colaboradores das 260 lojas do empreendimento. “Daí a necessidade de investirmos em projetos criativos que expressem o compromisso com a qualidade de vida dos nossos clientes, colaboradores e meio ambiente”, assinala.

Adriana Cunha, que também é administradora, explica que os projetos reduzem custos mensais de cerca de 20% com a implantação de ações sustentáveis. “Temos a consciência que nossas ações no presente terão impacto direto na qualidade de vida de gerações futuras”. A gestora conta que no Flamboyant, a água, o monitoramento da qualidade do ar, energia e até o descarte de esgoto têm recebido grande atenção por parte da empresa.

CUIDADOS
Cada projeto é coordenado por diferentes departamentos, sob a supervisão do Departamento de Operações e Manutenção do shopping. Para manter o baixo consumo de energia, as lâmpadas do estacionamento são à base de vapor de sódio, mais econômicas que as tradicionais e adequadas à iluminação pública. O ar-condicionado é mantido graças ao sistema de termoacumulação, que resfria o ar durante a noite, para que não haja sobrecarrega no sistema, uma vez que nesse horário o consumo é menor.

Para reduzir o consumo excessivo de água, todas as torneiras são equipadas com sensor que evitam desperdício. A água utilizada nos geradores do shopping após o processo de termoacumulação é reaproveitada para regar gramas e jardins. As áreas pavimentadas foram projetadas de forma a minimizar os impactos ambientais ao solo, garantindo a devolução da água de forma responsável para o lençol freático.

O Flamboyant vê de forma estratégica sua relação com a sociedade, meio ambiente e a integração entre as esferas pública e privada. Por isso, a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), assim como Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Goiás (Semarh), Fieg, Sebrae, Senar, Associação de Lojistas do Flamboyant dentre outras entidades têm sido importantes parceiros de projetos socioambientais que são levados à comunidade. Ações simples que atestam a política de responsabilidade social assumida pelo Flamboyant, que inclui proteger o meio ambiente, promover o uso sustentável dos recursos naturais e a educação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário