quarta-feira, 22 de junho de 2011

Gabriel Nascente e Amaury Menezes lançam na quinta-feira o primeiro livro-objeto de Goiás

O poeta Gabriel Nascente inaugura na quinta-feira (30 de junho) uma nova fase na literatura de Goiás, no Bartolomeu Forneria (Rua 22, Galeria Pátio 22, Setor Oeste), às 19 horas. Ele fará o relançamento de sua primeira obra, Os Gatos, em um formato que define como um misto de livro e obra de arte.

Serão apenas 200 exemplares, assinados e numerados pelo autor e pelo artista plástico Amaury Menezes, que interpretou visualmente a obra de 1966 (completa 45 anos em 2011) com seis ilustrações, reproduzidas fielmente em tamanho 28 x 28 centímetros.

Além disso, Os Gatos virá em uma caixa de madeira feita sob medida — 30 centímetros de largura e altura e aromatizada. Todos os processos foram artesanais, desde a impressão — em duplicadora — até a costura do livro e o cordão da caixa. Para dar o toque final, cinco adesivos foram colados em diversos locais. “Cada página é uma surpresa”, define Gabriel.

De acordo com o editor Iúri Rincon Godinho, da Contato Comunicação, foram oito etapas feitas à mão até o acabamento final. Estiveram envolvidas quatro empresas e a impressão se deu em dois tipos de papel, o vergê para os poemas e o couchê fosco para as ilustrações de Amaury Menezes.

Os Gatos é o primeiro trabalho de Gabriel Nascente. A única mudança no texto em comparação com o original de 1966 foi a adaptação à nova ortografia. O segundo livro neste formato será Diário de um Tropeiro, de Geraldo Coelho Vaz, com seis ilustrações de Antônio Poteiro, com lançamento previsto para o início de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário