Valdivino de Oliveira no plenário |
A Contato Comunicação realizou neste início de ano a pesquisa Mais Influentes da Política em Goiás (veja mais neste blog). A seguir, um dos vencedores.
Deputado federal e presidente do Atlético Clube Goianiense, Valdivino de Oliveira (PSDB) foi o mais votado na categoria Política Mais Influente do Esporte em Goiás. Já tendo exercido o cargo de vice-prefeito de Goiânia e secretário da Fazenda do Distrito Federal, agora ele diz que pretende trabalhar pelo desenvolvimento econômico de Goiás, com foco nas regiões menos privilegiadas do Estado.
Política partidária
Minha militância na política partidária começa logo que me tornei agente público no início dos anos 80. Os diversos cargos que exerci aproximaram-me da vida política, especialmente quando me filiei ao PMDB em 1982. No final de 2009 resolvi me transferir para o PSDB.
Grande felicidade
Todos os períodos em que você consegue avançar tornam-se momentos felizes. Quando fui eleito vice-prefeito de Goiânia, foi um momento de grande felicidade. Na campanha de 2010, quando tive uma expressiva votação pelo PSDB, também foi outro momento de grande felicidade. Na minha passagem pelo executivo, quando minhas decisões trouxeram frutos para a sociedade, também foi recompensador.
Desafios
Goiás ainda é um Estado pobre, carente. Há regiões onde a população ainda vive abaixo da linha da pobreza, portanto as demandas sociais são grandes. O homem público se sente frustrado por não dar conta de atender todas as demandas. Costumo dizer que ele passa 90% do tempo tentando atender o maior número possível de demandas, mas estas são tão grandes que ele se sente impotente para atender a maioria. Acredito que esta seja a grande frustração de qualquer homem, principalmente num estado como Goiás em que a distribuição de renda é desigual, onde há uma boa parte da população sem assistência educacional, econômica, social e sem segurança.
Esporte
Vou falar do futebol, que é onde atuo. O futebol em Goiás tem crescido bastante. Posso dizer que do ano 2000 para cá, o futebol goiano cresceu e assumiu a dianteira dos estados do Centro-Oeste. Chegamos a ter dois clubes na série A do Campeonato Brasileiro, os clubes estão se estruturando e se tornando cada vez mais fortes, do ponto de vista patrimonial, esportivo e administrativo. O meu clube, especificamente, o Atlético Goianiense, revigorou-se nos últimos seis anos, saiu de uma situação de quase desaparecimento para se tornar um dos maiores clubes do centro-norte brasileiro.
Sobre o prêmio
Como disse antes, o homem público vive 90% do tempo um estado de angústia. Porém sempre há 10% do tempo que é feito de realizações, de prazer. Dentro destes 10%, há momentos em que a sociedade reconhece suas ações, em que a sociedade premia, em que ela o coloca como agente público realizador. E no esporte tenho sido realizador, e isso engrandece a minha biografia, engrandece tudo aquilo que pude fazer por Goiás.
Revista dos prêmio Mais Influentes da Política 2011, Março de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário