quarta-feira, 2 de março de 2011

Dor neuropática: sintomas e tratamento

O que é a dor neuropática?

A dor neuropática é quando ocorre alguma lesão nas vias nervosas que conduzem a dor, isto é, uma dor de origem neurológica. A causa da dor pode estar localizada no nervo ou na medula espinhal ou no encéfalo, ou seja, é uma dor em que há comprometimento do sistema nervoso. Diferente de uma dor somática, em que a causa está em outro tecido e não no sistema nervoso. Por exemplo, o indivíduo leva uma pancada na perna, essa dor é por uma contusão no músculo, na pele; outro exemplo é a dor nas juntas por um tipo de reumatismo; não há lesão neurológica, ao contrário da dor neuropática.

Quais as doenças que a causam?

Existem inúmeras situações em que esse incômodo pode aparecer. Quando batemos o cotovelo na mesa e machuca o nervo ulnar, a dor irradia para os dedos, provocando uma dor neuropática, e essa dor é passageira porque foi causada por um traumatismo fugaz. Outra dor de origem neuropática bastante comum é a ciática, em que há uma compressão da raíz do nervo ciático na saída do canal vertebral. Tem ainda a nevralgia do trigêmeo, uma dor provocada por uma disfunção do nervo trigêmeo, que causa uma dor na face, em choques. Mais um exemplo de dor neuropática é a causada pela polineuropatia diabética. O diabético pode desenvolver um mal funcionamento dos nervos periféricos e um dos sintomas é a dor, na forma de queimação, que atinge as extremidades, os dedos dos pés e das mãos.

Como é o tratamento da dor neuropática?

A dor neuropática não responde aos analgésicos comuns e aos antiinflamatórios porque esses remédios foram feitos para a dor somática. Às vezes pode até melhorar um pouco, mas geralmente o alívio é pequeno e não se mantém. Como o mecanismo da dor é neurológico, necessita de remédios especiais, que atuam no sistema nervoso central. E como é uma dor que tem basicamente o mesmo mecanismo, independente da causa, o tratamento medicamentoso não varia. Quando ela se manifesta em choques, como é o caso da nevralgia do trigêmeo, o tratamento é feito com drogas antiepilépticas. As drogas que são usadas para epilepsia têm um poder analgésico grande nessas dores. Já na dor neuropática em que pessoa sente ardor, queimação, como é o caso da neuropatia diabética, alguns antiepilépticos funcionam e alguns antidepressivos são inclusive aconselhados, porque têm ação analgésica. O efeito da medicação não costuma ser 100%, e o médico fica satisfeito com uma melhora razoável. Além disso não é um tratamento curativo, a pessoa terá que tomar aquele remédio continuamente para manter o alívio.

Então a dor neuropática é quase sempre crônica?

A não ser que a causa da dor seja transitória. Uma dor neuropática temporária comum é após o herpes zoster (cobreiro), que é um vírus que atinge os nervos e causa uma erupção na pele e causa muita dor. Uma pequena porcentagem de pacientes mantém esta dor por tempo indefinido após a fase aguda.

São indicados outros tratamentos?

Como a dor neuropática costuma ser de longa duração, às vezes a vida toda, e não é aliviada completamente com medicação, indica-se outras formas de abordagem da dor, como técnicas analgésicas de fisioterapia como aplicação de eletroestimulação, de relaxamento e a acupuntura. Recorre-se ainda ao psicólogo especialista em dor, porque, como o indivíduo vai ter de conviver com ela, as técnicas de terapia cognitiva podem ajudar. A dor neuropática quase sempre exige mais do que um simples remédio.

Existe cirurgia?

Quando a dor não apresenta uma resposta satisfatória ao tratamento farmacológico e nem aos métodos alternativos, pode-se indicar procedimentos invasivos ou cirurgias, que são variadas. Bloqueios anestésicos, por exemplo, são bastante utilizados. Algumas estratégias cirúrgicas utilizam estimuladores que bloqueiam a passagem da dor em algum ponto das vias nervosas. A nevralgia do trigêmeo, por exemplo, tem várias formas de tratamento cirúrgico e é uma dor que responde bem à cirurgia.

Revista NeuroNotícia, fevereiro de 2011

8 comentários:

  1. cirurgia? do nervo ciatico k eh o meu caso pensio alguem sabe se existe pois não aguento + esta dor de queimadura urgente para:hln.baptidsta@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. se alguem puder me ajuda nao suporto mas tanta dor...........facebook.. jose abreu neuza noleto

    ResponderExcluir
  3. fiz uma cirurgia de ernia de disco l3l4l5 e s1 e perdi os movinetos dos pes e pequei ima baquiteria e fiquei tres meseis no hospitau e agora eu to com um dor esuportavel presizo de ajuda que ador e insuportevl si tive auguei que mim pode miajuda eu agradeso

    ResponderExcluir
  4. fiz uma cirurgia de ernia de disco l3l4l5 e s1 e perdi os movinetos dos pes e pequei ima baquiteria e fiquei tres meseis no hospitau e agora eu to com um dor esuportavel presizo de ajuda que ador e insuportevl si tive auguei que mim pode miajuda eu agradeso

    ResponderExcluir
  5. Sejam bem vindos ao meu mundo... Cirurgia de artrodese da coluna lombar l5s1, duas bactérias, re exploração da cirurgia desbridamento, um mês internado, agora as costas doem mais e ganhei dores neuropáticas nas coxas...

    ResponderExcluir