segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

HGG e HC possuem serviço de endocrinologia gratuito

Para conseguir um tratamento especializado, paciente deve primeiro realizar consulta em unidade de assistência básica

Em Goiás, para se ter acesso ao serviço de endocrinologia gratuito é necessário passar por diferentes etapas, já que os tratamentos básicos para portadores de diabetes acontecem da mesma maneira que em qualquer enfermidade crônica. O primeiro passo é procurar uma Central de Atendimento Integrado à Saúde (Cais) mais próximo ao bairro onde o paciente mora. Na unidade de assistência básica, um clínico geral avaliará o caso (atenção primária), e se for necessário serão realizados procedimentos mais específicos no mesmo local (atenção secundária).

Após o diagnóstico, em alguns casos, ocorre um atendimento especial, normalmente para pacientes com diabetes tipo 1 ou com complicações da doença como retinopatia, nefropatia, neuropatia e complicações vasculares. Assim, o paciente é encaminhado para o serviço de endocrinologia do Hospital Geral de Goiânia ou do Hospital das Clínicas. É importante ressaltar que o cidadão só terá esta assistência especializada se o médico que realizou os primeiros procedimentos no Cais o encaminhar para uma terceira avaliação.

Na realização do tratamento, os medicamentos são dados pelo próprio sistema de saúde se forem fornecido pela rede básica. Aqueles de alto custo são entregues na Central de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa Juarez Barbosa, na rua 4,Centro, ao lado do Centro de Convenções de Goiânia, unidade da Secretaria Estadual de Saúde. A má notícia é que alguns medicamentos devem ser comprados pelos próprios pacientes, pois não são fornecidos pela rede municipal, tampouco estadual.


                           Cuidados para se prevenir das complicações mais comuns


Fique de olho nos pés
É comum a perda de parte da sensibilidade nos membros inferiores dos diabéticos, devido a uma lesão chamada neuropatia diabética. Esse problema afeta nervos do corpo que levam informações sensitivas ao cérebro. Assim, feridas, cortes, rachaduras e calos são pratos cheios para instalação de fungos e bactérias, podem passar despercebidos pela falta da sensação de dor ou incômodo.  Portanto, o menor machucado pode infeccionar e evoluir para um grave caso de gangrena. No caso da necessidade de uma cirurgia de amputação, as complicações ficam cada vez mais perigosas, já que novos focos de infecção surgem a cada incisão.

Cuide da saúde bucal
Embora pareça muito simples, a recomendação de higiene bucal após cada refeição para diabéticos é fundamental. Isso porque eles estão mais sujeitos à periodontite, doença que ataca gengivas, dentes e suportes dentários. Muitas vezes indolor, ela pode levar a infecções generalizadas.
Realizar uma boa escovação – que inclua o uso de fio dental – e ir ao dentista uma vez a cada seis meses, portanto, é essencial para prevenir desde cáries até complicações maiores.

Tire o sal da mesa

Quem é diagnosticado com diabetes tem mais chances de sofrer de pressão arterial elevada. Ela nada mais é do que consequência da obesidade – no caso do diabetes tipo 2 – e da alta concentração de glicose no sangue, que prejudica a circulação. Se não tratada, ela pode levar a doenças coronarianas, derrames, doenças vasculares periféricas e insuficiência cardíaca.Por esse motivo, recomenda-se que o diabético não acrescente sal à comida. Fique de olho, também, no sódio que já vem presente nos alimentos.

Corte o cigarro
Segundo especialistas, diabéticos que fumam multiplicam em até cinco vezes o risco de ter infarto. As substâncias presentes no cigarro ajudam a criar acúmulos de gordura nas artérias, bloqueando a circulação.  Além disso, fumar também contribui para o aumento da pressão arterial.

Crie uma dieta balanceada
Em geral, não há alimentos proibidos na dieta de um diabético. O essencial é que ele aprenda a consumir cada coisa com moderação. Os itens mais recomendados na dieta são fibras, minerais e frutas. Ainda assim, tudo em quantidade regulada. Verduras e legumes são muito bem-vindos em quantidade liberada, exceto pela família dos tubérculos, como batata, cenoura e mandioquinha. Para definir essas porções, o ideal é que se procure um nutricionista.

Manere no álcool
O álcool não é proibido para diabéticos, mas também deve ser consumido de forma equilibrada. Primeiro porque bebidas alcoólicas têm muitas calorias, que, além de contribuir para o aumento de peso, elevam o nível de glicemia. A outra razão é que, por ela aumentar os riscos de o diabético ter exatamente o efeito contrário: hipoglicemia. Se a pessoa for autorizada pelo nutricionista a beber, que opte pelo vinho tinto. Estudos apontam que, por conter flavonoides, a bebida tem ação antioxidante e pode prevenir problemas cardiovasculares.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário