terça-feira, 13 de novembro de 2012

Jornada do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia chega à 2ª edição

Com temas instigantes e palestrantes escolhidos a dedo, o evento espera reunir toda a comunidade acadêmica de Medicina

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro será realizada a 2ª Jornada do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia no Teatro Asklepiós da Faculdade de Medicina da UFG. Realizada com louvor no ano passado, esta segunda edição promete manter o mesmo nível científico, contando com palestrantes de renome da especialidade.

No dia 30, pela manhã, haverá a mesa-redonda Cirurgia Ginecológica, quando serão discutidos os temas Princípios e Cuidados Gerais (Pré e Pós-Operatório/Técnica e Tática Cirúrgica); Cirurgia das Massas Pélvicas; Cirurgia dos Pólipos Endometriais; e Cirurgia dos Leiomiomas Uterinos. Em seguida, vem a parte de Temas Selecionados de Ginecologia, quando se debaterá Programa de Prevenção do Câncer de Colo do Útero em Goiânia; Incontinência Urinária de Esforço; Assistência à Mulher Vítima de Violência Sexual em Goiânia e Hirsutismo.

No mesmo dia à tarde, a programação se volta para obstetrícia, abordando o tema Diabetes Gestacional, dividido em Conduta Pré-Natal; Avaliação Fetal e Conduta Neonatal. Logo após discute-se Pré-eclâmpsia, falando sobre Rastreamento de Primeiro Trimestre; Pré-eclâmpsia Grave e Avaliação Fetal. À noite, será ministrada a Conferência de Abertura pelo Prof. Dr. Roberto Curi Hallal, Diretor do Centro de Referência à Vida do Rio de Janeiro.

No dia 1º, o tema da Mesa Redonda é Prematuridade I, quando se aborda Marcadores clínicos e bioquímicos do parto pré-termo: atualidades; Avaliação do colo uterino; e Avaliação da Maturidade Pulmonar Fetal pelo Doppler. Em Prematuridade II, debate-se Prevenção da Prematuridade; Profilaxia da Sepse Neonatal; Uso de Corticoide e Triagem Oftalmológica da Retinopatia da Prematuridade. Logo após ocorrerá a Conferência: Parto Pré-Termo (Projeto Galileu), que será dada pelo Prof. Carlos Antônio Barbosa Montenegro, também do Rio de Janeiro.

À tarde, haverá a continuação com Prematuridade III, quando se abordará o Calendário de Vacinação do Prematuro; Condução do Parto e Manejo na Sala de Parto. Em seguida, entra em cena o Serviço de Mastologia, com os temas A Mastologia na Atenção Básica; Impacto do Rastreamento na Epidemiologia do Câncer de Mama; Quando Iniciar e Finalizar o Rastreamento Mamográfico do Câncer de Mama; Nossa Experiência em um Projeto de Capacitação de Profissionais da Atenção Básica no Estado de Goiás; De Forma Prática: Quais as Lesões Mamárias que Podem ser Acompanhadas pela Atenção Básica? e Existe Respaldo Científico para Utilização de Hormônio Bioidêntico em Paciente de Alto Risco para Câncer de Mama?

O Depto de Ginecologia e Obstetrícia espera contar com a participação ativa dos residentes e acadêmicos de Medicina nesta jornada preparada com esmero para trazer a devida atualização científica na área.

Jornal do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, novembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário