sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Evitar postura incorreta previne a contração dos músculos do pescoço

As causas mais comuns do torcicolo são posturais, degenerativas, infecciosas, tumorais e traumáticas. Tratamento exige repouso e, alguns poucos casos, podem necessitar de cirurgia

De acordo com FREDERICO BARRA o tratamento do torcicolo dependerá das suas causas

O torcicolo é uma condição clínica em que o paciente sofre dor e limitação dos movimentos do pescoço (região cervical), podendo ou não haver irradiação da dor para os braços (braquialgia), dorso ou nuca. É o que explica o ortopedista Frederico Barra de Moraes. “O torcicolo pode ser dividido em agudo e crônico (com duração por mais de três meses), ou adquirido e congênito, que é mais raro, pois as crianças já nascem com ele”, detalha.

Segundo ele, as causas mais comuns da cervicobraquialgia são: posturais (estiramentos de músculos ou ligamentos, dor miofascial, fibromialgia); degenerativas (protusões ou hérnias de disco, artrose, estenose do canal cervical); infecciosas / inflamatórias (doenças reumatológicas, viroses ou infecções das vias aéreas); tumorais (nódulos regionais no pescoço, tumores medulares, linfonodos aumentados); e traumáticas (fraturas, luxações, entorses e contusões).

Conforme o médico, o diagnóstico é feito através do exame clínico e podem ser solicitados exames complementares, como exames de sangue, radiografias, ultrassonografia, tomografia ou ressonância magnética. “A história mais comum é do paciente que iniciou o torcicolo após um esforço ou a uma má postura prolongada, com quadro de dor aguda, intensa, com amplitude de movimento limitada da região cervical, que incomoda e o impossibilita de realizar suas tarefas cotidianas”, relata Frederico, informando que os pacientes mais afetados são os motoristas, trabalhadores manuais, digitadores, pessoas que exercem sua profissão à noite em plantões e que acabam dormindo ou trabalhando em locais inadequados ergonomicamente, pacientes com doenças reumatológicas e atletas com condicionamento físico ruim.

O tratamento dependerá da causa do torcicolo e de suas possíveis consequências, observa o médico. Para alívio rápido dos sintomas, ele diz que é indicada a imobilização com colar cervical e repouso das funções por breves períodos. Também são prescritas medicação para dor (analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares) e o tratamento pode ser complementado com acupuntura, métodos de fisioterapia, infiltrações, reeducação postural e, em alguns poucos casos, pode necessitar de cirurgia.

Revista Ortopedia em Goiás, outubro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário