terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Investimento consciente

Calçada Consciente
A Consciente Construtora tem se destacado por seus projetos construtivos, sociais, e agora foi eleita a Anunciante do Ano pelo GP de Comunicação

A campanha criada pela agência Central Estratégica (Agência do Ano na edição 2011 do GP de Comunicação) para divulgar o empreendimento Like Bueno Residencial da Consciente Construtora foi a ganhadora do GP TV e GP Impresso. O desafi o que a agência encarou foi o de tornar um edifício com unidades de três quartos atrativos para o mercado imobiliário, em meio a vários lançamentos na região. “O conceito de condomínio-clube foi adotado para ser a cara do empreendimento”, conta o diretor geral da Central Estratégica, Cassiano Godoy Guimarães.

Uma estratégia digital foi elaborada, em que o cliente poderia se cadastrar no site e obter 5% de desconto na compra. Para dar sustentação ao online, foram criados materiais publicitários para rádio, TV e impresso. A motivação de corretores complementou a campanha, que teve um Dia de vendas no seu lançamento. A estratégia online foi bastante relevante, com uma grande procura pelo cadastro de reservas, e o resultado foi 80% dos apartamentos vendidos em apenas 72 horas. “As vendas superaram as expectativas. Várias pessoas visitaram o estande no dia do lançamento”, comenta Cassiano.

E esta é apenas mais um dos projetos vencedores da Consciente Construtora e Incorporadora, fundada em 1982 pelo engenheiro Ilézio Inácio Ferreira. A Consciente mantém uma iniciativa em educação, em parceria com o Sesc, por meio da qual é instalada uma sala de aula improvisada nas obras para alfabetizar trabalhadores, assim como um trailler de informática com o objetivo de promover a inclusão digital. E o apoio à formação do trabalhador vai ainda mais longe: a Consciente tem contribuído com meia bolsa para o funcionário que está cursando a faculdade.

Outra medida, esta de cunho ambiental e social, é a coleta seletiva da empresa. O material é vendido para uma cooperativa de reciclagem e os recursos revertidos em benefícios para os funcionários. “O departamento de recursos humanos faz avaliação contínua dos funcionários para ver quem está passando por necessidades” frisa Ilézio Inácio. Estes cuidados refl etem na relação que os funcionários mantêm com a empresa. De acordo com Ilézio, a rotatividade da mão-de-obra dentro das obras da
Consciente é de 3%, sendo que a média em Goiás é de 12%.

“Temos um ambiente de trabalho sólido, muito agradável, e neste ano lançamos um desafi o porque queremos estar no ranking das 100 melhores empresas para se trabalhar no Brasil”, informa.
A relação com a comunidade onde está sendo edifi cado o empreendimento é outro ponto destacado pelo empresário.

“Informamos a vizinhança sobre o empreendimento, fazemos vistoria em todas as edifi cações próximas e nos comprometemos a reparar qualquer dano que a construção venha causar”. Mas, achando que isso ainda era pouco para compensar o transtorno de uma obra, a empresa lançou
o projeto Calçada Consciente, construída de acordo com parâmetros de acessibilidade, pensando não apenas em quem tem mobilidade reduzida, mas na circulação do pedestre em geral.

Além disso, a Calçada Consciente traz solução para outro problema, que é a impermeabilidade crescente do solo urbano. Composta por valas de fi ltração, ela direciona a água para poços de infi ltração. Nas chamadas bocas de lobo, são colocadas grelhas chumbadas no asfalto, que retêm os detritos maiores e desta vai para uma caixa de retenção de outras sujeiras, permitindo que a água saia por cima e caia na galeria pluvial. “Se isso fosse feito em toda a cidade, o problema com os alagamentos desapareceria, benefi ciaria o micro-clima, além da descontaminação dos nossos lençóis”, assinala Ilézio. O projeto contempla ainda a retirada de árvores impróprias, ou plantadas na faixa de circulação da calçada, que são substituídas por outras de espécie adequada e no local certo.

Revista Marketing em Goiás, dezembro de 2011.

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