quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O colégio que deu nome ao setor

Com a missão de formar cidadãos humanos, éticos, justos e solidários para a transformação da sociedade, por meios de processos educacionais fundamentados nos valores do Evangelho, do jeito de Maria, o Colégio Marista é reconhecido pela sociedade goianiense uma escola de excelênciaúltimos

Quando os Irmãos Maristas chegaram a Goiânia, no início da década de 60, com a missão de edificar mais uma unidade de ensino de sua conceituada rede educacional, procuraram uma região onde os valores fossem mais acessíveis, já que dispunham de parcos recursos e necessitavam de uma grande área, um dos ideais estabelecidos por Marcelino Champagnat, ao fundar o Instituto Marista na França em janeiro de 1817. Escolheram um local ainda despovoado, de cerrado goiano, embora esteja localizado a pouco mais de quatro quilômetros da Praça Cívica. Inaugurado no ano de 1962, o Colégio Marista não tardou a ser reconhecido por sua qualidade e seriedade, levando famílias a se estabelecerem nas adjacências e a darem origem ao bairro, que foi, naturalmente, batizado de Setor Marista.

Quem conta esta história é o diretor do Colégio Marista, Jefferson Luiz Clemente de Oliveira, em entrevista à revista do prêmio Mais Admirados da Educação em Goiás 2011, em que o colégio está entre os mais citados na categoria Escola Particular Católica. Existem razões diversas para tal distinção. “Somos uma instituição filantrópica, grande parte dos nossos recursos são reinvestidos em ações sociais. Nosso compromisso é evangelizar pela educação e ultrapassa os muros da escola. Estende-se a toda sociedade goiana pois, além de garantir uma educação de qualidade, nos compromissamos com a formação integral do nosso aluno, na construção de uma sociedade mais justa, solidária e sustentável.”, declara.

Com a missão de formar cidadãos humanos, éticos, justos e solidários para a transformação da sociedade, por meios de processos educacionais fundamentados nos valores do Evangelho, do jeito de Maria, o Colégio Marista é reconhecido pela sociedade goianiense uma escola de excelênciaúltimos anos. “Entendemos que as dificuldades do trânsito que se apresentam em Goiânia hoje, como em toda grande cidade brasileira, sinalizam para o aumento do poder aquisitivo da sociedade. Isso é bom, são mais recursos circulando por nossa cidade”, analisa. “Porém, Goiânia não estava preparada para um crescimento tão rápido. O planejamento de anos atrás não contemplou um crescimento tão vertical e hoje enfrentamos algumas dificuldades em nossa cidade. E o setor Marista não fica de fora.”, contrapõe.

No entanto, Jefferson considera que o trânsito não é um problema somente do governo. “As empresas e instituições goianas devem assumir o seu compromisso com o trânsito da nossa cidade. Todos nós temos essa responsabilidade.” afirma. “Nós temos esse compromisso social. Uma das nossas primeiras alternativas há anos atrás foi mudar o horário. Estudamos os horários das escolas próximas e modificamos em 15 minutos a entrada e a saída dos alunos. Na época resolveu, depois complicou novamente. A alternativa foi construir um “drive-in”, onde os pais podem entrar e deixar seus filhos em segurança e retirar o carro da rua. Resolveu por um tempo e agora voltou a encher. O plano agora é abrir um outro “drive-in” na parte de trás do colégio, pela rua 23-A”, anuncia.

MEIO AMBIENTE
A responsabilidade ambiental também faz parte dos valores da instituição. “Nós temos o compromisso de arborizar nossa área e, apesar da grande quantidade de árvores, acreditamos que precisamos de mais e o faremos. Nossa cidade precisa de mais. Utilizamos em nossos impressos o papel reciclado. Não somos 100%, mas nosso foco é chegar lá”, assegura.

Além de todos estes fatores, Jefferson Luiz acredita que o reconhecimento se deve ao fato de que não há como discutir educação no Brasil sem falar de uma educação para a vida, eixo das escolas católicas. “O Marista é uma das escolas católicas mais jovens de Goiânia, mesmo assim tem uma influência bastante grande na sociedade, formou grandes líderes, nos mais diversos ramos profissionais”, avalia. “Outro ponto é que muitos alunos e educadores que por aqui passaram hoje são professores em universidades, ou em outras escolas particulares. Eles fortalecem a área educacional em Goiânia”, constata.

Para ele, isso se deve ao investimento que o Colégio Marista faz na formação dos seus educadores e dos alunos. “A Rede Marista de Ensino promove formação para a vida. Investimos muitas horas na formação do nosso educador. Ele deve ser o multiplicador do nosso carisma.” afirma. “Quando Champagnat, há cerca 200 anos, dizia que ele não abria mão do esporte, da arte e da evangelização, ele já falava da educação integral. Os valores trabalhados na escola acompanharão a criança em todas as fases da sua vida. O Marista educa com amor por gerações.”, finaliza.

Revista Mais Admirados da Educação em Goiás, novembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário