sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Desafios que estimulam o crescimento do Senac-Goiás

Com o crescimento da demanda por cursos profissionalizantes, o Senac investe na expansão da área física. Para 2012 estão previstas as inaugurações dos novos espaços em Goiás

O Senac Goiás foi ganhador da categoria Ensino Técnico no prêmio Mais Admirados da Educação em Goiás 2011, em razão do extraordinário trabalho realizado em prol da capacitação profissional. Desde a criação da instituição, há 64 anos, já ultrapassou a marca dos 1,3 milhão de atendimentos, graças a melhorias significativas realizadas e uma busca contínua pela inovação e aperfeiçoamento das práticas pedagógicas.

Felicidade Maria de Faria Melo, diretora regional do Senac , diz que a premiação é um reconhecimento de que a instituição está no caminho certo, que o trabalho desenvolvido pelo Senac-Goiás tem fortalecido a educação profissional no Estado e propiciado aos alunos conhecimento e formação necessária para a inserção no mercado de trabalho.

Com o crescimento da demanda por cursos profissionalizantes, o Senac investe na expansão da área física. Em 2010 a unidade de Aparecida de Goiânia foi ampliada e em Jataí, inaugurada a nova sede. Para 2012 estão previstas as inaugurações das novas sedes da Administração Regional e de Caldas Novas. Em Itumbiara o Senac já possui o terreno e o projeto está em fase de elaboração.
Desde 2009 o Senac-Goiás oferece cursos gratuitos, da formação inicial e continuada ao nível técnico em todos os municípios em que a regional possui sede e também nos municípios do entorno. Com um trabalho planejado e integrado, será somado, ao final de 2011, 9.607 vagas disponibilizadas gratuitamente.

MODELO
O Sistema Escolar Integrado (SEI) da regional firmou-se como uma das principais opções de sistema de gestão. O SEI integra os subsistemas do Senac (material e compras, orçamento/contábil, patrimônio e o educacional que inclui Programa Senac de Gratuidade e Banco de Oportunidades) para Web 2.0 e foi pensado e desenvolvido pelo Senac-Goiás. Graças à sua aplicabilidade, os Estados do Ceará, Mato Grosso e Piauí adquiriram e passaram a utilizar o sistema.

Felicidade Maria destaca que “um sonho importante está sendo concretizado”. Trata-se da realização da pós-graduação direcionada a docentes, supervisores e coordenadores do Senac, que tem a chance de ampliar o saber e o conhecimento, desenvolvendo as competências em sintonia com o mundo do trabalho. Com o tema “Docência para a Educação Profissional”, 150 servidores participam da pós a distância desenvolvida pelo Departamento Nacional do Senac.

 Em apenas quatro anos, a faculdade oferece os cursos Design Gráfico, Gestão de Turismo, Segurança da Informação, Gestão de Tecnologia da Informação, Gestão Comercial e Gestão Ambiental que obtiveram conceitos 4 e 5 em avaliações feitas pelo Ministério da Educação e Cultura (Mec).

Há mais de seis décadas em que o Senac Goiás busca a excelência no atendimento. “São muitos desafios, mas a cada dia a instituição se consolida na inserção de pessoas no mundo do trabalho, focada na tecnologia, inovação e responsabilidade social”, ressalta Felicidade Maria. A diretora ainda enfatiza que as ações desenvolvidas pelo conjunto da instituição dos avanços conquistados, representam a soma dos trabalhos da diretoria, unidades e servidores, com total apoio da Federação do Comércio do Estado de Goiás, na figura do seu presidente, José Evaristo dos Santos.

Revista Mais Admirados da Educação em Goiás 2011, novembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário