segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Angiotomografia de coronárias pode evitar a realização do cateterismo

Até pouco tempo atrás, a única forma do cardiologista visualizar diretamente se as coronárias estavam ou não obstruídas era por meio do cateterismo cardíaco, diz o cardiologista Leonardo Sara, especialista em Tomografia e Ressonância Cardiovascular. Ele explica como a tomografia computadorizada das artérias está mudando isso.

Como funciona a tomografia computadorizada das artérias coronárias?
A tomografia computadorizada (TC) é um método de imagem que utiliza uma fonte de raios-x que gira em grande velocidade ao redor do paciente, produzindo várias radiografias que posteriormente são processadas por um computador. Este computador reconstrói as partes estudadas do corpo tanto em imagens em duas dimensões quanto em imagens 3D. Apenas os aparelhos de tomografia de última geração são capazes de realizar este exame de maneira satisfatória. Na TC de coronárias, é possível visualizar as artérias do coração de maneira bastante semelhante ao cateterismo cardíaco, com grande detalhamento, porém de forma não-invasiva, simples e rápida.

Como a doença coronária pode ser detectada nesse exame?

Existem duas modalidades de TC de coronárias. São elas o escore de cálcio e a angiotomografia de coronárias. Ambas podem ser feitas no mesmo procedimento. No escore de cálcio, o objetivo é a detecção de placas calcificadas nas artérias coronárias e, para isso, não é preciso administrar nenhum medicamento ou contraste. Já a angiotomografia de coronárias permite a visualização da luz das artérias, sendo capaz de evidenciar ou descartar a presença de alguma obstrução nas artérias do coração de forma bastante semelhante ao cateterismo, além de conseguir visualizar tanto as placas calcificadas (placas duras) quanto não calcificadas (placas moles). Para isso, é necessária a utilização do contraste iodado endovenoso (o mesmo utilizado no cateterismo, porém infundido por alguma veia periférica no braço, as mesmas utilizadas para tirar sangue, por exemplo).

Qual a importância dessa tecnologia?
A doença coronária tem evolução lenta e insidiosa e em mais da metade dos casos o primeiro sintoma já é o infarto. Até pouco tempo atrás, a única forma de o cardiologista ver diretamente a presença ou não de obstrução das coronárias era por meio do cateterismo cardíaco. Hoje, com a angiotomografia das coronárias, conseguimos essas mesmas informações de maneira confiável, porém de forma não invasiva, ou seja, sem a introdução de cateteres ou pequenos tubos diretamente no coração. O cateterismo continua sendo de extrema importância e tendo suas indicações precisas, mas a angiotomografia de coronárias pode evitar um grande número de cateterismos desnecessários e, por outro lado, pode auxiliar na correta indicação do cateterismo em pacientes que não teriam a doença detectada de outra maneira. Já o escore de cálcio é um método simples e prático para o diagnóstico precoce de aterosclerose no coração, podendo ajudar o cardiologista a definir melhor o risco de infarto ou angina no futuro e, ermitindo a realização de medidas preventivas. Ter um escore de cálcio positivo não significa ter obstrução das coronárias, mas sim uma chance maior de infarto no futuro, funcionando como se fosse o “colesterol da imagem”.

Em quais situações o exame é indicado? E contraindicado?

Não se deve incentivar o uso indiscriminado e abusivo de métodos de diagnósticos, devendo-se obedecer as suas indicações e contraindicações. A angiotomografia de coronárias é fundamentalmente indicada para pacientes sintomáticos, ou seja, com dor no peito ou suspeita de angina, e que tenham outros testes de isquemia (teste de esteira, cintilografia ou ecocardiograma de estresse) duvidosos, inconclusivos ou conflitantes entre si ou com a história clínica. Porém outras indicações mais específicas estão comprovadas como nos casos de insuficiência cardíaca ainda sem causa definida, dor torácica aguda de baixo risco, suspeita de anomalia de coronárias, avaliação de enxertos (pontes de safena) e etc. Seu uso rotineiro em assintomáticos ainda não está comprovado, mas alguns artigos mostram que pode haver benefício em pacientes de alto risco, mesmo sem sintomas. A angiotomografia de coronárias não está indicada para pacientes com dor no peito de alto risco (sendo recomendado o cateterismo direto) ou nos pacientes sem sintomas e de baixo risco. Também está contraindicada em pacientes com história de alergia ao contraste iodado. Já o escore de cálcio é indicado para pacientes assintomáticos, como uma forma de detecção precoce de aterosclerose.


Revista Cardiologia em Goiás, setembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário