Carolina Carneiro, nutricionista |
“O sal de cozinha é um composto químico formado pela união do cloreto com o sódio, utilizado como tempero e conservante de alimentos. O sódio, além do sal de cozinha, faz parte de diversas outras substâncias e ingredientes e tem papel importante no equilíbrio da água do corpo e consequentemente na pressão arterial”, esclarece a nutricionista Carolina de Souza Carneiro, mestranda em Nutrição e Saúde e voluntária da Liga de Hipertensão do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Ela informa que quantidades consideráveis de sódio estão presentes na composição de quase todos os alimentos: industrializados; em conserva; doces tipo diet e light, que utilizam em seus ingredientes adoçantes com sacarina sódica, ou ciclamato de sódio e principalmente os refrigerantes. No entanto, continua a nutricionista, nem o sódio e nem o sal são causadores de hipertensão. “Na verdade, o consumo excessivo de sódio, em alimentos salgados ou não, é um fator de risco para hipertensão, devido à propriedade já mencionada de controlar o balanço hídrico do organismo”, reitera.
Um dos problemas encontrados na alimentação dos brasileiros é a quantidade de sal consumida diariamente. A média é de 10 gramas por pessoa, enquanto a quantidade ideal e necessária é de cinco gramas, afirma a nutricionista. Como é difícil quantificar o sódio ingerido por dia, Carolina sugere que sejam adotados hábitos alimentares saudáveis: consumir diariamente frutas, verduras e legumes frescos, principalmente os que podem ser consumidos crus; retirar o saleiro da mesa e acostumar, mesmo que seja aos poucos, o paladar a quantidades moderadas de sal, o mais cedo possível “o brasileiro tem o paladar habitualmente comidas bem temperadas” considera; e para assegurar ainda mais que o consumo será reduzido ela ensina a receita do sal de ervas, que pode ser utilizado em diversos alimentos. Confira no site oquenaomataengorda.com.br
Jornal do Dia Nacional da Hipertensão-Goiás, abril de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário