quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Marca com inteligência

Sartre Gumo Publicidade e Branding é fundada por profissionais com experiência no mercado internacional

Fala-se muito, e cada vez mais, em construir marcas fortes. É o que toda e qualquer empresa deseja. Mas o que (e como) fazer para chegar lá? A fim de atender essa demanda do ascendente mercado goiano, o publicitário Cláudio Ribeiro e o designer gráfico Gustavo Moura fizeram um bem bolado suas aptidões para fundar a Sartre Gumo Publicidade e Branding. O diferencial da empresa, é posicionar a marca com inteligência, por meio do conceito de gestão do branding.

A justificativa dos sócios da empresa, que começou a funcionar oficialmente em novembro, tem embasamento real. “Com mercados cada vez mais interligados e uma oferta infinita de produtos e serviços, tornou-se cada vez mais difícil fazer uma marca que salte aos olhos, e mais, chegue ao coração e fixe-se mente do consumidor”, argumenta Gustavo, designer com especialização em Comunicação Visual na Escola Superior das Artes de Zurique (Zürcher Hochschule der Künste/ZHdK) - mesma cidade onde integrou a equipe da agência WBG.

Por isso a aposta no branding, que envolve a utilização e coordenação de inúmeros recursos de comunicação a fim de maximizar a consistência e clareza da mensagem da marca. “Acreditamos que a estratégia de marca é um fator relevante da estratégia corporativa, em direção ao desenvolvimento de uma vantagem competitiva sustentável”, completa Cláudio, que é formado pelo Instituto de Artes de Atlanta (EUA) e tem extensão em branding pela Universidade de Nova Iorque. Ele traballhou nos Estados Unidos e na Inglaterra.

INOVAÇÃO
Dentre os recursos que configuram o branding estão os objetivos fundamentais de comunicação de uma empresa; a definição das impressões que se deseja construir nas mentes de todos os públicos, provendo sentido na comunicação, para que, com o passar do tempo, a empresa se sustente por um propósito lógico; a determinação das bases do modo como a marca quer ser percebida e associada pelos públicos escolhidos (prioritários); e as diretrizes para os trabalhos de criação (design, naming e propaganda), possibilitando o exercício flexível da criatividade, todavia com atenção aos fatores estratégicos.

POR DENTRO DO BRANDING
Uma das fundações do branding é determinar a estratégia de posicionamento da marca. Ele deve equilibrar os dois aspectos de uma marca: o emocional (as necessidades e expectativas dos consumidores) e o racional (os objetivos do negócio).

Se você pretende redefinir a competitividade da sua marca no mercado, precisará reposicionar a marca. Se você precisa lançar uma nova marca, precisará posicionar a sua oferta de modo que ela seja percebida como um valor adicional às ofertas já existentes. Algumas empresas farão isso por amor (porque mediram a imagem da marca e perceberam que ela estava se desgastando), enquanto outras o farão pela dor (as vendas e margens caíram). O posicionamento integra os três fatores que determinam o futuro de uma empresa: estratégia competitiva; domínio setorial; atributos da marca.


Revista Marketing em Goiás, dezembro de 2011.

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