terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Novos conceitos da Central Estratégica

Da esquerda para direita estão ECLESIASTES JÚNIOR, LUISA, GUILHERME EUGÊNIO e CASSIANO que formam o time da Central Estratégica, unindo razão e emoção
Com 25 anos de atuação, a Central Estratégica é a Agência do Ano no GP de Comunicação 2011, mas, segundo seus quatro sócios, ela agora é mais que uma agência, é uma empresa de propaganda. E foi a vencedora nas categorias GP TV, com uma campanha para o Like Bueno da Consciente Construtora e Bambuí Empreendimentos, GP Impresso, com anúncios para o Vistta Flamboyant, e GP Internet, com o site da própria agência. O diretor administrativo Cassiano Godoy Guimarães, fundador da agência, que já teve diversos outros quadros societários, declara que há três anos a Central Estratégica renasceu com mais força e com vontade de fazer propaganda, porque a equipe alia experiência, juventude e garra. “A agência tem pique de agência nova, mas com experiência muito extensa”, destaca. “O que nos deixou mais felizes foi ganhar o prêmio com peças publicitárias para o mercado imobiliário, que é um produto mais fechado para criatividade”, comemora o diretor de criação, Guilherme Eugênio Ronconi, que começou como estagiário na agência e agora é um dos sócios, que tem ainda a diretora Executiva de Contas, Luisa Zicher Seronni, e o diretor de Criação, Eclesiastes Júnior, que também começou como estagiário na Central Estratégica. Confira a entrevista que os sócios concederam.


Qual a importância do prêmio?
Eclesiastes Júnior: Ele mostra que usar criatividade dá resultados e não é só o resultado pelo resultado. Com a chegada do Guilherme Eugênio, demos um salto de qualidade em relação à estética dos materiais, isso agregou no resultado final das campanhas, principalmente em toda elaboração do projeto até a venda final do produto, da criação de um conceito para o cliente.
Guilherme Eugênio Ronconi: O que nos deixou mais felizes foi ganhar o prêmio com peças publicitárias para o mercado imobiliário, que é um produto mais fechado para criatividade. Tem que vender localização, diferencial de planta. Existe uma cultura de ter uma padronização. E mesmo não fugindo a regra conseguimos fazer o diferencial. O prêmio incentiva o processo criativo da empresa. No mercado da publicidade é uma forma bacana de ter reconhecimento profissional.

Como foram elaboradas as campanhas?

Luisa Zicher Seronni: Na campanha de TV para o Like Bueno, projeto da Consciente Construtora Incorporadora e da Bambuí Empreendimentos pensamos junto com as empresas, antes mesmo do início das vendas. Visitamos o local da construção e estande de vendas. A campanha se iniciou com um teaser na TV, depois inserimos mídia em rádio, impresso e no meio digital. No dia do lançamento dos 256 apartamentos, vendemos 117 unidades em 12 horas. Foi uma integração bem feita de todas as mídias. Com o anúncio impresso do imóvel Vistta Flamboyant, situado no Parque Flamboyant, a missão era reposicionar o produto para aumentar as vendas. Fizemos um apelo estético mais elaborado para atingir o público A. Foram três anúncios, enfatizando o conceito de que o Parque Flamboyant foi construído para um público sofisticado. Cada anúncio vendeu um diferencial para atrair o cliente: academia, projeto arquitetônico do imóvel e terraço vip como extensão do apartamento, com os benefícios oferecidos pelo parque.
Eclesiastes Júnior: A Clikeria, que nos deu o prêmio na categoria site, foi pura inovação. O site é feito pela gente para a gente. Utilizamos o máximo de ferramentas de novas tecnologias para construir e melhorar a navegabilidade do site.

Como tem sido a trajetória da empresa?
Cassiano Godoy Guimarães: A Central tem 25 anos no mercado, mas há três anos renasceu com mais força e com vontade de fazer propaganda, porque aliamos experiência, juventude e garra. A agência tem pique de agência nova, mas com experiência extensa. Tinha outros dois sócios e depois resolvi seguir outros caminhos, que me permitiram ter mais segurança. O renascimento fez com que a Central acrescentasse em conceitos. Uma visão gostosa em relação aos negócios. Tenho mais prazer em ter pessoas que possam crescer comigo, do que sozinho. E eles toparam a empreitada de se associarem a mim, porque sozinho não dava conta. E estamos vencendo. Sempre fui da área executiva. Com o tempo comecei a entender de propaganda, mas a grande mudança é que a agência transformou-se em empresa de propaganda, pois sempre tive a visão de negócio. Temos clientes no Distrito Federal, Tocantins, Bahia, Pará, Acre, São Paulo, Santa Catarina.
Luisa Zicher Seronni: Na nova fase da Central, esses últimos três anos, é a oportunidade que o Cassiano nos deu para estarmos em sociedade com ele. É imprescindível para nós três. O Guilherme e o Eclesiastes foram estagiários, eu já estou aqui há sete anos. Então, o diferencial é a mistura das personalidades. Eu e Cassiano somos mais práticos, razão. Já, o Guilherme e o Eclesiastes são mais emoção. E nós quatro temos a preocupação de dar resultado criativo, com profissionalismo, para o cliente. A Central Estratégica é a mistura de nossas personalidades.

Que avaliação vocês fazem do mercado goiano?
Cassiano Godoy Guimarães: O mercado goiano está diminuindo porque estamos perdendo empresas. Elas estão sendo vendidas e não temos mais grandes anunciantes. Estamos ficando novamente cada vez mais regional. Porque as empresas crescem e são vendidas. Os grandes anunciantes regionais, Friboi, Mabel, Flamboyant, foram todos vendidos. É ruim para o mercado, que vai ficando cada vez mais regional. O mercado está dessa maneira há 25 anos e não mudou.

Quais as principais dificuldades enfrentadas nesses anos?

Cassiano Godoy Guimarães: Talento e mão de obra qualificada. Criou-se uma falsa ilusão de que a formação universitária forma grandes talentos. Eclesiastes é filósofo, músico e publicitário, Guilherme Eugênio desde a época do estágio já mostrava talento. Nem sempre a faculdade forma grande talentos. Tem que ter talento e qualificação técnica. Potência sem tração não resolve. Apesar de vários profissionais saírem com diploma, muitos não têm talento. Sempre investimos em profissionais. De cada 20 estagiários, apenas um é capacitado. Mas vale a pena ser lapidado porque vira joia.

Qual o principal desafio da publicidade?
Cassiano Godoy Guimarães: Trabalhar no mercado com boa remuneração para os profissionais. Não sou a favor do monopólio do piso salarial para agência. A remuneração de agência tem que ser melhor. Em Goiânia, muitas praticam remuneração abaixo do mercado, sendo que há bons profissionais. Tem que ter noção de que o que é bom custa mais, ter uma boa estrutura também. A remuneração é baixa em relação ao que é exigido do profissional goiano. É um exercício de 25 anos de como conciliar a remuneração com talentos profissionais.
Guilherme Ronconi: Um dos desafios é a constante mudança de comportamento do consumidor, hábitos do consumidor e tendência de mercado. Para acompanhar essa transformação, que é rápida, criamos, no início do ano a agência digital Clickeria, voltada para o gerenciamento da comunicação digital da Central, bem como de outros clientes. Além disso, a agência também fica responsável para captação de outros clientes. Não é apenas uma produtora de site. Aqui o digital é pensado como propaganda. Ter a necessidade de ter a propaganda na mídia digital. Para nós, não há mais diferença entre os meios de comunicação sem a parte digital. Convergimos todos os meios de comunicação para trabalhar o produto em conjunto.

Quais os planos futuros?
Cassiano Godoy Guimarães: Definir se continuaremos como empresa regional ou não. Temos clientes em vários estados, porém não podemos perder o foco de melhorar o serviço que oferecemos para os clientes goianos. O objetivo é crescer com responsabilidade e profissionalismo, pois somos uma empresa de propaganda e deve-se empregar o profissionalismo em todas as fases do projeto,desde a captação do cliente até a conclusão da peça publicitária. Antes éramos uma agência, e algumas etapas eram soltas. A diferença é a forma de se ter resultado com rentabilidade e criatividade. Queremos resultados.

CLIENTES
Terra Incorporadora
Sousa Andrade Const rutora
Dinâmica Engenharia
Bilenge
Artefato Engenharia
Adão Imóveisis
Prumus Const rutora
RFRF Incorporadora
Engefort
GPL Incorporadora
Cristal Incorporadora
Bambui Empreendimentos
Consciente Const rutora e Incoporadora
Const rutora Campos
RDiniz
FR Incorporadora
HS Incorporadora
ST Incorporadora
Xangai Imóveisis
Época Construtora
Leonardo Rizzo
Pinauto
Sagamoto

Um comentário:

  1. Links da matéria:

    Like Bueno - www.likebueno.com.br

    Vistta Flamboyant - www.visttaflamboyant.com.br

    Central Estratégica - www.centralestrategica.com.br

    Clickeria - www.clickeria.com.br

    Novo site da Consciente Construtora - www.conscienteconstrutora.com.br

    ResponderExcluir