Monres José Gomes, ortopedista e ultrassonografista |
A ultrassonografia é um método eficaz para se examinar a maioria das doenças que acometem o sistema músculo-esquelético. E um dos maiores especialistas nesta área é o ortopedista e ultrassonografista Monres José Gomes, que atua em ecografia desde 1994. Autor do livro Atlas Comentado de Ultrassonografia Músculo-esquelética, cuja segunda edição está para ser lançada, o especialista é ainda o preceptor de um curso da Fértile, que apresenta uma abordagem avançada do assunto, explorando novas áreas e técnicas de aplicação.
Últimas novidades
A grande novidade hoje na ultrassonografia músculo-esquelética (US-ME) é sua utilização no diagnóstico e no segmento de doenças reumatológicas, sobretudo na artrite reumatóide (AR). Nesta especialidade, nos últimos cinco anos, diversos artigos foram publicados a respeito, sobretudo na literatura europeia. Outra novidade foi o surgimento dos transdutores da alta frequência, sondas para captar imagens, que chegam de 18 até 21 MHz, o que possibilita o estudo por imagens de doenças articulares e dermatológicas.
Eficiência da ultrassonografia
O sistema músculo-esquelético pode ser estudado em mais de 80% dos casos com ultrassonografia. De forma diagnóstica com grande exatidão, chegamos a patamares de 70 a 93 de sensibilidade e especifidade em articulações maiores, como por exemplo em patologias do manguito rotador no ombro. Servindo como screening a US serve hoje até para o diagnóstico de patologias articulares do joelho. Em todas as demais articulações o exame de US tem um papel importante na medicina moderna.
Outros métodos diagnósticos complementares
No campo da medicina existe uma infinidade de doenças que necessita de complemento diagnóstico com exames de imagens, que vão desde o simples e eficiente raio X, agora atualizado com a tecnologia de digitalização de imagens, à tomografia computadorizada, hoje modernizada com as tecnologias Multislice e Pet Scan, a US com os modernos transdutores e a tecnologia do Doppler, até a ressonância magnética que é, sem dúvidas, o ápice da pirâmide no que tange às opções de diagnóstico por imagens em praticamente quase todo o campo da medicina. Para cada caso clínico existe um ou mais de um exame complementar que se encaixa no raciocínio médico naquele instante de sua avaliação clínica no consultório ou no leito do paciente.
Conferência internacional
no Rio de Janeiro
Para se ter uma ideia da importância da ultrassonografia no universo médico atual e de seu valor como um dos métodos de eleição do diagnóstico complementar, neste ano realizaremos a 21ª edição da Annual Conference on Musculokeletal Utrasound, no Windsor Atlantica Hotel — Rio de Janeiro — Brasil, de 4 a 7 de setembro de 2011, já conhecido por Musoc in Rio 2011. Nos três últimos encontros reunimos mais de 1000 médicos e neste ano esperamos reunir muito mais.
Curso e nova edição do Atlas
Depois de mais de 14 anos ensinando ultrassonografia músculo-esquelética, temos a grata satisfação de termos treinado mais de 500 médicos no método. Teremos, em 26 e 27 de março próximos no auditório do Conselho Regional de Medicina —Goiás (CRM-GO) a Jornada Brasileira de US-ME, conhecida como JBUM 2011, e estamos animados para receber os colegas ex-alunos e o novos colegas que querem aprender o método. Está previsto para ser lançada na próxima Jornada Paulista de Radiologia (JPR) a segunda edição no meu livro, Atlas Comentado de Ultrassonografia Músculo-esquelética. Será de 28 de abril a 1º de maio, uma data bastante aguardada por mim e pelos leitores do nosso livro.
Revista Ortopedia em Goiás, março de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário