quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

TESTE DO OLHINHO detecta DOENÇAS OCULARES EM BEBÊS

Luciano de Sousa Pereira, oftalmologista

Atualmente existem vários tipos de exames que são realizados logo que o bebê nasce. São triagens neonatais que podem prevenir doenças e até mesmo detectar alguma alteração, o mais cedo possível, para evitar sequelas mais graves. Dentre eles está o teste do olhinho. “É um procedimento de triagem para a detecção de doenças oculares potencialmente graves do recém-nascido e, por isso, de fundamental importância”, explica o oftalmologista Luciano de Sousa Pereira, especialista em Cirurgia de Órbita e Neuro-oftalmologia. Ele diz ainda que o teste deve ser realizado nos primeiros dias de vida, de preferência ainda no berçário e que o exame possa ser executado por um oftalmologista ou por um pediatra treinado, utilizando-se de um oftalmoscópio direto.

O especialista explica que o teste do olhinho baseia-se na observação do reflexo vermelho, que aparece quando se incide um feixe de luz sobre a superfície da retina. “Em olhos normais, esse reflexo é observado de forma homogênea e simétrica, já em olhos cuja transparência das estruturas oculares encontra-se comprometida, o reflexo vermelho pode estar ausente, irregular ou assimétrico”, descreve, frisando que, se for observada qualquer alteração, o recém-nascido deve ser submetido, o quanto antes, à uma avaliação oftalmológica completa.

De acordo com o oftalmologista, mediante o teste do olhinho pode-se detectar qualquer doença que provoque obstrução ao trajeto da luz em direção à retina. “As principais doenças detectadas pelo teste no recém-nascido são opacidades congênitas da córnea, catarata congênita e tumores intraoculares - especialmente o retinoblastoma”, enumera. “É um exame simples, rápido e indolor, mas, não por isso, menos importante”, finaliza.

Revista Oftalmologia em Goiás, Fevereiro de 2011

Um comentário:

  1. OLÁ DR. LUCIANO, MUITO IMPORTANTE SUAS INFORMAÇÕES PARA MIM, SOU TÉC. ENFERMAGEM EM UTI NEO DE BOA VISTA-RORAIMA E ACAD. ENFERMAGEM DO ÚLTIMO PERÍODO.UM ABRAÇO ZILDA

    ResponderExcluir