Com mais de 1748 alunos e 82% de aprovação em vestibulares de universidades federais, o Colégio Agostiniano confirma sua sólida posição na educação goiana
Com quase cinco décadas de existência, o Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima, é um dos mais conceituados da capital goiana. Prêmios como Mais Admirados na Educação em Goiás 2011, em que esteve entre os mais citados na categoria Escola Particular Católica, e o Pop List 2010, reforçam sua posição de prestígio. E não é para menos. Fundado em 1964, o colégio, que começou com duas salas de aula, oferece hoje educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, atendendo 1748 alunos. Foi ainda o primeiro a implantar o sistema integral (imitado hoje por várias escolas) para crianças de 3 a 10 anos, no qual o difícil é conseguir uma vaga. E como se não bastasse, seu índice de aprovação no vestibular de universidades públicas é de 82%.
Parte desse sucesso deve ser creditado a seu diretor, padre Cesar Rodriguez, espanhol que chegou a Goiás em 1957 para dirigir a paróquia de Rio Verde e que se orgulha de ter sido agraciado com o título de Cidadão Goiano. Sua missão educacional começou na cidade de Santa Helena, onde idealizou e construiu a Escola Paroquial Santa Helena, fundada em 1958. Vinte anos depois assumiu a direção do Colégio Agostiniano, o qual dirigiu também por 20 anos, função que deixou para dirigir o Agostiniano da cidade de São Paulo. Em 2006 retornou à liderança do Colégio com grandes projetos.
Com mais de 1748 alunos e 82% de aprovação em vestibulares de universidades federais, o Colégio Agostiniano confirma sua sólida posição na educação goiana aprovar no vestibular, sem limite de gastos. Nós implantamos mudanças no ensino médio, sem perder a formação em valores, e conferimos um ritmo mais acelerado”, conta a coordenadora pedagógica, Ivone Maria da Silva. “Até a segunda série, 70% dos conteúdos são trabalhados, ficando apenas 30% para serem vistos na terceira série. Agora eles estão na maratona para o vestibular, já com revisão de conteúdo trabalhado”, completa. Além disso, o colégio conta com cursos de inglês e espanhol, oferece diversas modalidades de esporte e ainda tem o restaurante Hipona, itens que facilitam ao aluno passar o dia todo por lá.
Segundo Ivone, apesar do Agostiniano não ter um direcionamento a determinados cursos, como fazem diversas escolas e cursinhos da capital, o colégio oferece o MED (Medicina, Engenharia e Direito), que é opcional e sem ônus. “Se o aluno se sair bem no MED, ele se sairá bem no vestibular de qualquer curso que escolher”, assegura Ivone, lembrando que no último ano eles tiveram alunos aprovados na UnB, USP, UFG, dentre outras universidades federais de vários outros Estados.
INCENTIVO
Com uma estrutura bem montada de quadras poliesportivas e piscinas, os alunos do Agostiniano têm se destacado também no esporte. Internamente, são realizados, no mês de agosto, os jogos internos, com grupos divididos em três faixas etárias. “São quatro sábados seguidos, é uma festa” resume Padre Cesar. Há cerca de cinco anos foi instituído um intercâmbio entre o Agostiniano daqui e o Agostiniano de Ribeirão Preto. São disputados também torneios interestaduais, entre as escolas católicas e entre as escolas particulares.
Uma grande estante de vidro na recepção do colégio expõe os troféus que comprovam o desempenho dos alunos. “Damos importância ao esporte porque sabemos o quanto ele é relevante para o desenvolvimento do aluno, em todas as dimensões da vida da criança, tanto no aspecto social, quanto psicológico, físico e emocional, já que ensina a lidar com as perdas e também com a vitórias”, conceitualiza Ivone.
O colégio tem também o Departamento de Arte e Cultura, por meio do qual são promovidas oficinas de violão, teclado e canto, artes visuais, teatro e dança contemporânea. “Mas a arte está integrada a todas as matérias. Temos o Movimento da Cultura Brasileira, que une esporte e arte. Tanto é que, os dois professores, o de Educação Física e o de Teatro, trabalham juntos. É um movimento de resgate da cultura popular de todos os estados do Brasil”, afirma a coordenadora pedagógica.
Para padre Cesar, a distinção dos Mais Admirados da Educação representa um estímulo para grandes realizações. “Eu tenho meus sonhos a realizar. Receber um prêmio é um estímulo a mais para fazer pelo colégio e, quando fazemos pelo colégio, fazemos pela sociedade. Preparamos os alunos na cultura do ser e na cultura da ciência. Ensinamos a eles a ter valores cívicos, artísticos, princípios, para que possam ser úteis à sociedade”, finaliza.
Revista Mais Admirados da Educação em Goiás 2011, novembro de 2011.
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